CPRaio prende mais uma suspeita de dar apoio aos executores dos homicídios em Guaraciaba do Norte

5 de outubro de 2021 - 17:33 # # # # # # #

Uma equipe da 3ª Companhia do 4º Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), capturou na tarde desta terça-feira (5), mais uma mulher que deu apoio ao companheiro, um dos suspeitos de participação na execução dos homicídios em Guaraciaba do Norte. A prisão de Eliane Ambrosio Martins Linhares (21) ocorreu em uma residência no bairro Flores, no município de Santa Quitéria, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. Essa é a segunda mulher a ser presa durante diligências acerca do crime.

De acordo com os levantamentos policiais, ela e o namorado tiveram participação nos crimes, além de integrarem a mesma organização criminosa. Eliane não tinha antecedentes. Durante a captura, foram apreendidas 100 gramas de cocaína, uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro.

Eliane foi conduzida à Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuada pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A mulher encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Outras três capturas

Durante diligências deflagradas após os homicídios ocorridos na última segunda-feira (4), na zona rural de Guaraciaba do Norte, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, uma equipe do CPRaio de Santa Quitéria capturou Carlene Araújo de Souza (27). A mulher, presa ontem, também é suspeita de dar apoio ao companheiro, suspeito de ser um dos executores dos homicídios.

Carlene foi capturada na localidade Povoado Bruto em Tamboril (AIS 16). A mulher já responde por furto e organização criminosa, além de ser investigada por atuar em um grupo criminoso como “olheira” na região de Guaraciaba do Norte. Ou seja, ela era incumbida de monitorar qualquer movimentação que viesse a impactar na atividade de seus comparsas. Carlene foi autuada pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Eliane e Carlene são apontadas ainda por participação em outros dois homicídios ocorridos no início do mês no município de Monsenhor Tabosa, nos dias 3 e 13 de setembro. As vítimas são dois homens, sendo um de 28 anos, que respondia por homicídio doloso e crime ambiental, e outro de 34, sem antecedentes. Os companheiros das mulheres são suspeitos de serem os executores das vítimas.

Casal preso

Antônio Wagner Cardoso (31) e Lara Beatriz Saldanha Braga (21), suspeitos de integrar um grupo criminoso com atuação na cidade, foram presos em flagrante nessa segunda-feira (4), após diligências para capturar pessoas envolvidas nas quatro mortes ocorridas em Guaraciaba do Norte. De acordo com os levantamentos policiais, o casal não teve participação nos crimes. Porém, foi preso por participar da mesma organização criminosa em que as vítimas integravam. Armas de fogo e outros materiais foram apreendidos.

Sobre os homicídios

As investigações apontam que as vítimas, dois homens ambos de 21 anos e duas mulheres, uma de 20 e outra de 28 anos, foram atingidas por disparos de arma de fogo em um estabelecimento comercial, onde os dois homens mortos seriam suspeitos de comercializar entorpecentes. Ainda conforme as apurações das equipes policiais que estiveram no local, dois suspeitos chegaram e dispararam contra as quatro vítimas, que tiveram óbito confirmado no local.

Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram na ocorrência, onde coletaram vestígios que colaborarão com as investigações. As equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Regional de Tianguá, da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, do Núcleo de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da PMCE seguem em diligências.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3652-2001, da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.