Homem com posição de destaque em grupo criminoso é preso em ação de combate a homicídios

1 de outubro de 2021 - 12:32 # # # # #

Uma ação conjunta realizada pela 9ª e pela 11ª Delegacias do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na captura de um homem suspeito de integrar uma organização criminosa com atuação na Capital. O suspeito, que é investigado ainda por envolvimento em homicídios e de estar em uma posição de destaque na hierarquia do grupo, foi preso nessa quinta-feira (30), no bairro Canindezinho (AIS 9), na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

O trabalho de inteligência e de investigação do DHPP resultou na captura de Gilvan Silva de Oliveira Júnior (34), que estava com um mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa em aberto, expedido pela Comarca de Fortaleza, de origem da Vara de Delitos de Organizações Criminosas. A ofensiva é decorrente de uma investigação da 9ª Delegacia de Homicídios do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) acerca de homicídios ocorrido na Capital, que ocorreram mediante ordem de um grupo criminoso oriundo de outro estado brasileiro.

A ofensiva policial que culminou na localização e na prisão do alvo contou com a colaboração do Núcleo de Inteligência Policial, do Núcleo Operacional e da 11ª Delegacia de Homicídios do DHPP. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE também deu apoio às investigações. O homem já acumula passagens pela Polícia por roubo, associação criminosa, corrupção de menor, posse irregular e porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e desobediência.

Gilvan foi capturado em uma comunidade no Parque São José, onde tentou se evadir, mas foi capturado por policiais civis do DHPP. No momento da prisão, ele tentou quebrar o celular, mas teve o aparelho apreendido pela Polícia. O suspeito foi conduzido à 9ª Delegacia de Homicídios do DHPP, unidade da Polícia Civil, que cumpriu o mandado de prisão preventiva. Agora, o suspeito se encontra à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.