Codes da SSPDS fortalece o trabalho preventivo e a cultura de paz no Sertão Central

30 de setembro de 2021 - 16:22 # # # # #

Prefeitura de Quixeramobim / Codes - SSPDS

Por entender que a segurança pública está além do trabalho ostensivo e investigativo nas ruas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem promovido, cada vez mais, o fortalecimento de seus Conselhos de Defesa Social (CCDSs). Nesta quinta (30) e nessa quarta-feira (29), a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS promoveu ações em três cidades no Sertão Central do Ceará – Quixeramobim, Pedra Branca e Madalena.

“As ações ocorrem em apoio à segurança pública e visando o enfretamento à violência na região”, pontuou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes. A primeira visita ocorreu na cidade de Quixeramobim, na sede de uma instituição de ensino particular do município, com a presença de autoridades e membros de órgãos parceiros. “Participamos de uma ação promovida por jovens, em que eles articularam um seminário de prevenção à violência e à promoção da cultura de paz através do protagonismo da juventude”, disse. Durante o ato, que marcou a realização de uma audiência pública, também foi empossada a nova diretoria do CCDS do município.  A diretora, Maria José Damasceno, conhecida por “Tia Mazé”, comentou sobre a importância dos conselhos para as pessoas da cidade. “O CCDS para mim é de grande importância. Desde 2006 que a gente já participava do CCDS com muita garra. Nós criamos aqui em Quixeramobim vários programas e projetos, inclusive nós temos os bombeiros mirins nas escolas, com crianças de oito a dez anos. Nós temos os coletivos jovens ambientais com crianças e jovens que vão de 9 até 19 anos. Nós temos como carro-chefe do nosso CCDS, a câmara de vereador mirim”, pontuou.

Com atuação há mais de oito anos dentro das ações promovidas pelos Conselhos de Comunitário de Defesa Social, Jackson Patrick Bezerra, que atualmente é vice-presidente do CCDS em Quixeramobim, comenta sobre a importância dessa atuação na cidade e do envolvimento das pessoas.

“É um trabalho muito importante promovido em Quixeramobim, porque o CCDS coloca para os jovens e os adolescentes aquele desejo de acompanhar as políticas públicas. Eles são responsáveis por levar as demandas da cidade, onde eles vêem os anseios da população, e os levam até os gestores para buscar soluções para isso”, destacou.

O jovem aproveitou para comentar como iniciou a sua participação junto aos conselhos. “Eu era vereador mirim, acompanhei a câmera mirim, um projeto fantástico onde fazíamos audiências públicas e sessões e, diante desse tempo todo que passei como vereador mirim, hoje sou vice-presidente do CCDS aqui de Quixeramobim. Então nunca deixei de participar das políticas públicas, procurando esse engajamento juvenil, buscando sempre que os jovens estejam participando dos assuntos da cidade, criando assim uma juventude participativa”, pontuou.

Pedra Branca e Madalena

Nesta quinta-feira, a equipe da Codes participou de ações em Pedra Branca e Madalena. Na cidade de Pedra Branca, a articulação com órgãos amigos e instituições de jovens do município ocorreu na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais do município. “O intuito é a estruturação do conselho juvenil e adulto dos Conselhos de Defesa Social (CCDSs) juvenil e adulto da cidade”, informou o tenente-coronel Aguiar.

Já em Madalena, a reunião com os CCDSs ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação. O TCel Aguiar destacou que o objetivo com os conselheiros madalenses foi “o aprimoramento do trabalho e traçar estratégias conjuntas no fortalecimento da cultura de paz”, disse.