Em ação com Videomonitoramento e Agilis, quatro suspeitos são presos com carro roubado

29 de setembro de 2021 - 17:02 # # # # #

Mais uma ação de combate aos crimes patrimoniais foi registrada na noite dessa terça-feira (28), em Fortaleza. Com o uso do Sistema de Videomonitoramento e da tecnologia do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um carro roubado foi recuperado. A ofensiva policial aconteceu no bairro Vila Velha, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) da Capital. Quatro suspeitos foram capturados em flagrante sob suspeita de participarem de roubos de veículo na Capital

Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) patrulhava pelo bairro São João do Tauape, quando foi informada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) acerca de um veículo de modelo Toyota Hilux, com queixa de roubo, que circulava pelas ruas do bairro. Em posse das informações, e sob o acompanhamento do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops, a equipe policial iniciou uma perseguição aos indivíduos, que terminou no bairro Vila Velha após a colisão do veículo em que os suspeitos estavam. O carro se chocou contra o muro de uma residência. Os homens tentaram se evadir, mas foram presos em flagrante.

Os quatro integram um grupo criminoso especialista em roubo de veículos e haviam praticado a ação criminosa no bairro São João do Tauape. Eles abordaram as vítimas e subtraíram cinco celulares, além de outro carro de modelo Honda HR-V, que a Polícia segue em busca para recuperá-lo, bem como prender outras pessoas que estejam envolvidas no delito. Com os indivíduos, foram apreendidos um revólver calibre 38, duas pistolas sendo uma de calibre 9 mm e outra .40, 24 munições calibre .40, seis munições calibre 38, cinco celulares e outros bens.

A Hilux, veículo usado de apoio no roubo, encontrava-se com placa adulterada. O automóvel havia sido roubado no último sábado (25), no bairro Aldeota (AIS 1). Breno da Silva Fernando (24), Elenildo Galvão de Oliveira Filho (24), Thalys Henrique de Freitas (26) e Bruno José Bezerra da Silva (27) foram presos em flagrante. Os homens foram conduzidos ao 10° Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), polo plantonista que atende à região do bairro Vila Velha.

Ao verificar as passagens pela Polícia, foi constatado que Breno responde por porte ilegal de arma de fogo; Bruno por tráfico de drogas e contravenção penal; e Elenildo, o condutor do veículo e que dirigia sem habilitação, já tem passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico e crimes de trânsito. Já Thalys não tinha antecedentes criminais. Os suspeitos foram autuados no 10° DP pelo crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas, receptação, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Elenildo, o condutor, foi autuado também por dirigir sem habilitação, gerando perigo de danos e direção em alta velocidade.

A Polícia Civil dará continuidade aos trabalhos policiais, objetivando identificar os demais envolvidos. Os celulares foram restituídos às vítimas no plantão do 10º DP. O caso foi transferido para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade da PC-CE que investiga o caso.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações podem ser direcionadas ainda para o  (85) 3101-2489, que é o telefone da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). O sigilo e o anonimato são garantidos.