PC-CE deflagra operação em Caucaia e captura 11 pessoas suspeitas de integrarem grupo criminoso e de ameaçarem moradores

22 de setembro de 2021 - 12:13 # # # #

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou a operação “Atroz”, no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. O intuito da ofensiva foi desarticular grupos criminosos responsáveis por homicídios e ameaças contra moradores na região. Ao todo, 11 pessoas foram capturadas por força de mandados de prisão temporária. Todo o trabalho policial foi apresentado na manhã desta quarta-feira (22), em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Drogas, cartões de créditos e dinheiro também foram apreendidos na ofensiva.

As ações na região tiveram o intuito de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisões temporárias contra suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes na cidade. Além da cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, os policiais civis também atuaram no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, e no município de Pentecoste. Um dos primeiros a ser preso foi identificado como Francisco Ronald Ávila de Freitas, de 36 anos, conhecido como “Rony”. Conforme investigações realizadas pela Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), o homem é apontado como chefe de um grupo criminoso oriundo do Rio de Janeiro.

Contra ele, havia um mandado de prisão temporária em aberto pelos crimes de integrar organização criminosa e tráfico de drogas. Francisco Ronald já possuía passagens pelos crimes de desacato e resistência. Dando continuidade às diligências, um mandado de prisão temporária pelos mesmos crimes também foi cumprido contra Francisco Paulo Sérgio do Carmo de Melo (26).

No imóvel do suspeito, os policiais civis localizaram três aparelhos celulares, uma quantia de drogas, cartões de créditos, dinheiro e outros materiais ilícitos que comprovam a comercialização de entorpecentes no local. Diante do flagrante, Francisco Paulo foi conduzido para o 23º Distrito Policial (DP), onde foi autuado por tráfico de drogas.

Outros nove mandados de prisões temporárias pelos crimes de integrar organização criminosa e tráfico de drogas também foram cumpridos nos bairros Tabapuá e Tabapuazinho. Os capturados são suspeitos de ameaçar moradores na região. Os presos já possuem passagens por crimes como homicídio doloso, tráfico de drogas, roubo, receptação, crime contra a paz pública e posse de drogas.

Eles foram identificados como Daniel Amarante de Souza (19), conhecida como “Coreano”; José Adrianderson Cavalcante de Freitas (21), conhecido como “Sinistro”, Francisco Renato Moura Beserra (23), conhecido como “Renatinho”, Leonardo Cavalcante dos Santos, conhecido como “Coquinho”, Pedro Douglas Sales de Lima (20), conhecido como “Satânico”, Kelton Avila Lopes (30), Antonio Matheus Marinho Pereira (21), conhecido como “Lourão”, além de Willadier Freitas Freitas do Monte Monteiro, conhecido como “Ladier” e João Vitor Melo de Oliveira (23).