Corpo de Bombeiros realiza treinamento na serra do Gavião em Maranguape

20 de setembro de 2021 - 16:56 # # # # #

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram, na manhã dessa sexta-feira (17), um treinamento voltado para preparar a tropa e para testar as limitações físicas dos profissionais em regiões inóspitas. A capacitação ocorreu na Serra do Gavião, localizada em Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. No local, práticas como deslocamento de tropas, ancoragem e operações no plano vertical foram repassadas para os profissionais da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºCia/1ºBBM).

O treinamento permitiu aos participantes o reconhecimento da vegetação local, orientação sobre matas, aprendizado sobre espírito de equipe, além de ensinamentos com nós e amarrações que são utilizados em ações na região conhecida por possuir uma trilha de mata com dificuldade moderada. Na ocasião, foi realizada ainda uma instrução de descida de rapel do Pico da Rajada. A vista, que é deslumbrante, esconde vários perigos como pedras soltas ou animais silvestres que podem atacar.

Pedra Rajada é o ponto mais alto da serra de Maranguape, ficando a 920 metros de altitude. O nome se deu por conta das intensas rajadas de vento ocorridas no local. O percurso é cheio de paisagens bonitas e de vários mirantes.

Prevenção

O CBMCE orienta que as pessoas somente subam em serras ou mesmo realizem uma trilha com a presença de uma pessoa que já fez o percurso e conheça o local. É necessário que haja uma orientação de um profissional.

Dicas

1. Procure se informar e pesquisar sobre o local e seus desafios;
2. Planeje e conheça a trilha que será percorrida;
3. Converse com pessoas que já realizaram o trecho; leia guias de fontes confiáveis e mapas. Esteja ciente das suas limitações;
4. Inicie a subida nas primeiras horas da manhã. Dessa forma, você terá mais tempo de concluir o percurso, curtir a vista e descer antes do pôr-do-sol;
5. Esteja bem alimentado e hidratado;
6. Leve sempre alimentos como água, doces, além de lanterna e baterias;
7. Utilize um calçado próprio para a ocasião. Não utilize sapatos que escorregam com facilidade;

O Corpo de Bombeiros reforça que se caso você estiver inseguro ou não conheça o local, procure um guia para realizar o percurso junto com você. Trilhas molhadas estão entre os itens que mais deixam a subida de morro perigosa. Por isso, não se arrisque e não realize esse tipo de passeio em dias chuvosos ou após temporais fortes.

De acordo com a soldado Marcia de Paula Monte, lotada no Quartel do Conjunto Ceará, o treinamento de manutenção da tropa é super importante. Ela destaca que “é sempre importante estarmos preparados, pois dessa forma, proporcionamos ao militar um constante aperfeiçoamento. Acredito que deveríamos realizar sempre esse tipo de ação, principalmente nas principais áreas de atuação dos bombeiros. Eu amei a experiência”, concluiu ela.

Ao todo, 25 bombeiros militares do Quartel do Conjunto Ceará participaram do treinamento. A capacitação também contou com a presença do primeiro tenente da 2º Cia/1º BBM, Araújo, e do ST do BM Antônio do BBS, além dos oficias do Quartel do Conjunto Ceará, TC QOBM Valdyano, do 1°TEN QOBM Tiago e do 1°TEN QOBM Tavares. O treinamento também permitiu uma descida de rapel aos participantes.