SSPDS e Tribunal de Justiça se reúnem para melhoria de informações entre instituições

3 de setembro de 2021 - 11:50 # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniu, na manhã dessa quinta-feira (03), com representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para tratar sobre o Sistema Integra, que visa a integração de informações entre instituições envolvidas. Na ocasião, os participantes traçaram estratégias para fortalecer e otimizar as ações conjuntas. O encontro ocorreu na sede da SSPDS, em Fortaleza.

O convênio firmado entre a SSPDS e TJCE, além da SAP, denominado de “Integra”, está em funcionamento desde 2011. Com isso, os órgãos têm atuado visando a troca de informações entre os sistemas da Segurança Pública e o Poder Judiciário. O objetivo do trabalho conjunto, nessa nova fase, visa facilitar o andamento dos processos e o acesso e cumprimento, de forma mais rápida, aos mandados de prisão.

A coordenadora de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Socorro Portela, explicou sobre a importância do trabalho integrado como forma de otimizar as ações da Polícia Judiciária. Ela destacou que “sempre realizamos essas reuniões com os órgãos parceiros com o intuito de melhorar a nossa comunicação. Nessa nova fase, nosso objetivo é integrar os nossos sistemas com o Tribunal de Justiça, de maneira que o acesso aos mandados de prisão ocorra de forma otimizada. Atualmente, o envio dos processos é realizado de forma física. Com essa mudança, facilitamos o andamento dos processos, principalmente, da nossa Polícia Judiciária, e o acesso aos mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário”, finalizou ela.

Pela Secretaria da Segurança e suas vinculadas, além da delegada Socorro Portela, participaram do encontro, o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Adriano Sales; o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho, o chefe de gabinete da PC-CE, delegado Antônio Regyslario, o diretor do Departamento de Informática da PC-CE, Julius Bernardo. Já o TJCE, foi representado pelo Superintendente Judiciário, Nilsilton Aragão, e a secretária de Tecnologia da Informação, Denise Norões.