Psicólogos da SSPDS oferecem acompanhamento a profissionais da Segurança
27 de agosto de 2021 - 15:45 #Abips #Coronavírus #COVID-19 #Dia do psicólogo #Saúde mental #SSPDS
“Mens sana in corpore sano”, a conhecida frase do poeta romano Juvenal, traduzida do latim como “mente sã, corpo são”, destaca a importância dos cuidados com a saúde mental. Para além dos cuidados com a saúde física, os profissionais da segurança devem cuidar da saúde psicológica, por isso, nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) homenageia o profissional que dedica seus esforços para a manutenção da saúde mental dos profissionais que compõem o sistema de segurança, por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).
É com o objetivo de tornar os cuidados psicológicos acessíveis aos homens e mulheres das instituições vinculadas, que a SSPDS conta com a Abips. O setor, criado em 2017, oferta serviços para o acompanhamento psicológico. O secretário da SSPDS, Sandro Caron, ressaltou a importância da Abips no acompanhamento dos profissionais. “Dentro da política da SSPDS, consideramos fundamental a valorização do profissional de Segurança Pública. Ou seja, devemos cuidar daqueles homens e mulheres que, no dia a dia, estão na defesa da sociedade”, destacou o secretário.
Ainda sobre o acompanhamento dos profissionais disponibilizado pela Abips, Sandro Caron disse que “é fundamental que eles tenham o atendimento do apoio à saúde biopsicossocial, sempre buscando o que há de melhor para os profissionais, para que eles estejam no auge de sua saúde física e mental, para que desempenhem, da melhor maneira, suas funções e suas tarefas, que todos sabemos que são muito árduas e que requerem permanente acompanhamento em razão do estresse que é inerente à atividade policial”, afirmou.
Os atendimentos pela Abips não foram afetados durante a pandemia de coronavírus (Covid-19), devido à importância dos serviços disponibilizados aos profissionais da Segurança Pública, que se mantiveram ativos durante todo o período. Em setembro de 2020, uma campanha para a conscientização sobre o cuidado com a saúde mental foi desenvolvida pela assessoria.
Para a psicóloga e coordenadora da Abips, Bruna Gadelha, “ser psicólogo é deixar ser tocado para sentir, compreender, perceber e oferecer novas visões de mundo. Facilitar, através de um campo amplo, novos significados para as mesmas coisas, corrigindo percepções distorcidas, ampliando as possibilidades para as pessoas. Ser psicólogo é perceber que há ali no outro, que a gente acolhe e orienta. Um grande potencial se deixar ser humano para que o outro também possa ser humano.”
A coordenadora da Abips afirma, ainda, que o psicólogo que atua na Segurança Pública vai além da clínica e do ambulatório. “O psicólogo pode oferecer o seu serviço enquanto apoiador em gerenciamento de crises, intervenções e situações de alta complexidade, além de oferecer acolhimento e plantões em situações de urgência. Às vezes, simplesmente ser ouvido para aqueles profissionais que nem sempre são entendidos pela grande sociedade”, completou.
Já a psicóloga, Janyleyza Tomé, compartilha a sua experiência na Abips como um processo particular. “Preciso olhar para dentro, para o meu afeto e meus enigmas particulares. Sou feliz em crescer junto com quem acolho, escuto e auxilio. Ser psicóloga na Segurança Pública não é um trabalho, é uma paixão”, completou.
A também psicóloga, Isabela Rodé, fala sobre a dedicação enquanto profissional ao trabalho desenvolvido pela Abips. “Atuo como psicóloga na Secretaria da Segurança Pública do Ceará e tenho muito orgulho de fazer parte disso. Sempre, desde o início, em 2017, me entreguei a essa missão. Costumo dizer que sou movida por causas, e essa causa tem me movimentado diariamente, tem me desafiado constantemente e adoro essa sensação. É estonteante saber que você pode impactar na vida de uma pessoa através da sua profissão”, afirmou a psicóloga.
No dia 27 de agosto, a SSPDS agradece aos psicólogos que dedicam seus esforços aos cuidados com a saúde mental dos profissionais da Segurança Pública.
Serviço Biopsicossocial
Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips): (85) 3223-1837 e (85) 3214-1975