PC-CE recupera celulares roubados vendidos em página de rede social

26 de agosto de 2021 - 11:56 # # # # # #

Celulares roubados que vinham sendo comercializados em um grupo, criado em uma rede social, foram recuperados em uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na cidade de Boa Viagem, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. A ofensiva foi concluída na quarta-feira (25). Duas pessoas foram detidas após adquirirem os aparelhos oriundos de uma ação criminosa.

De acordo com a PC-CE, a investigação foi iniciada após um casal realizar um Boletim de Ocorrência, na Delegacia Municipal de Independência (AIS 16), para denunciar o roubo de dois aparelhos por dois suspeitos, em um estabelecimento comercial.

Na investigação, policiais civis de Independência localizaram e recuperaram os dois celulares nos dias 12 e 25 de agosto, respectivamente, com duas pessoas com idades entre 20 e 24 anos de idade. Os dois afirmaram que compraram os aparelhos em uma página na internet. Assim, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação e os celulares foram restituídos aos proprietários. As diligências e investigações continuam, no sentido de capturar os envolvidos na ação criminosa.

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrições.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas também para o telefone (88) 3675-1620, da Delegacia Municipal de Independência. O sigilo e o anonimato são garantidos.