Suspeito de chefiar organização criminosa no CE é preso em ação da Força-Tarefa Susp

25 de agosto de 2021 - 17:17 # # # # # # # # # #

Um homem suspeito de chefiar uma organização criminosa no Ceará foi preso, na noite dessa terça-feira (24), durante uma operação integrada realizada pela Força-Tarefa Susp de Combate ao Crime Organizado, no Estado do Rio Grande do Norte. A ação contou com a atuação de profissionais das Forças de Segurança federais e estaduais.

O suspeito, que seria chefe de uma organização criminosa com atuação no Ceará, é suspeito de homicídio, roubo, furto, violência doméstica, receptação e crime de trânsito. As investigações culminaram na expedição de um mandado de prisão preventiva por crimes praticados em Aracoiaba, município integrante da Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado do Ceará.

Após troca de informações entre as instituições integrantes da Força-Tarefa Susp, do qual participam as Forças de Segurança cearenses, os profissionais da segurança localizaram o suspeito em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, na noite dessa quarta-feira (24). Lá, as equipes cumpriram o mandado de prisão em desfavor do homem.

Força-Tarefa

O Estado do Ceará aderiu ao Plano de Forças-Tarefas Susp de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em janeiro deste ano. A adesão ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). No ato, o gestor cearense firmou acordo de cooperação técnica entre a SSPDS do Ceará e o MJSP. A iniciativa do Ministério reforça os pilares da Lei nº 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para integração formal e material dos órgãos de segurança pública.

As operações integradas contam com profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, das Polícias Civil e Militar do Ceará, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

*Com informações da assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.