Supesp prossegue treinamento de agentes de segurança para acesso a dados e ferramentas

19 de agosto de 2021 - 12:43 # # #

A partir desta quinta-feira (19) até o dia 9 de setembro de 2021 (*ver calendário), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/CE) realiza treinamento para agentes das forças de segurança cearense, visando aperfeiçoar o acesso a dados e ferramentas de tecnologia para o trabalho de investigação policial e estratégias de operações e policiamento ostensivo, voltadas para a redução de índices de criminalidade.

Nesta quinta-feira, 13 profissionais da Polícia Civil (PCCE), entre escrivães, delegados e inspetores participaram da capacitação na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que contou, na abertura, com a presença do superintendente da Supesp, Dr Helano Matos, e do gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Franklin Torres. Em seguida, o treinamento ocorreu com a apresentação das assessoras técnica Lorena Cândido e Alice Pontes.

Para o superintendente Dr Helano Matos, a Supesp tem integrando cada vez mais as forças de segurança nessa visão da segurança pública baseada em evidências. “Já há muito tempo, os melhores resultados nesta área só acontecem com investimento em estrutura e inteligência, ciência de dados, e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) é referência em todo o país”, comentou Helano.

Os agentes tiveram contato com as ferramentas como o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que consiste no uso de inteligência analítica para dados criminais, utilizando a ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial, além do SPortal e do Painel Dinâmico, que sistematizam as informações a partir das Áreas Integradas de Segurança (AIS) e o monitoramento de ocorrências policiais e viaturas.

Por meio do Status, por exemplo, os gestores direcionarão suas ações a partir da identificação das “manchas criminais” em cada território. Para o escrivão Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), João Borges, é essencial ter contato com essas tecnologias. “É de suma importância essas informações, apresentada de forma didática e clara, porque diminui nossas dificuldades durante uma investigação, e aumenta as chances de elucidar qualquer crime, a partir de um direcionamento mais técnico e maior conhecimento do funcionamento das AISs e suas dinâmicas”, frisou o escrivão João Borges.

Calendário de Treinamento dos Sistemas Supesp:

19/08 – Polícia Civil;
26/08 – SSPDS (Ciopaer, Coin e Copol);
02/09 – Bombeiros e Pefoce; e
09/09 – Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza e do Eusébio.