Servidor da Pefoce conclui Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública

18 de agosto de 2021 - 16:26 # # # # # #

Encerrou-se, na manhã desta quarta-feira (18), o Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública. A capacitação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), teve duração de 44 horas/aula e treinou os policiais para a utilização, nas operações, de RPAS – sigla em inglês para Remotely Piloted Aircraft System, termo técnico e padronizado internacionalmente para se referir aos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas e que são utilizadas com propósitos não recreativos.

O curso foi composto por aulas teóricas e práticas, que abordaram assuntos como segurança de voo, introdução à fotografia e filmagem aérea, legislação aplicada ao uso de RPAS e manutenção básica destes equipamentos. A capacitação contou com a participação de 19 profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Desde 2018, a Aesp já formou três turmas do Curso de Operador de Drone voltado para a Segurança Pública, capacitando cerca de 100 agentes. Nesta edição de 2021, a Pefoce esteve representada pelo auxiliar de perícia e atual supervisor do Núcleo de Perícia Forense na Região Norte do Estado, Antonio Garofalo Junior, que falou das suas impressões:

“A experiência foi fantástica, nos despertando até o interesse de prosseguir com módulos avançados, porque a tendência é cada vez mais nos utilizarmos da tecnologia dos drones na segurança pública. Na área pericial, vejo a aplicação em muitas situações, como a análise remota de locais de difícil acesso, muito comuns em nossa região, para a busca de vestígios ou corpos de delito, sobrevoos em locais de explosão, como bancos. É uma ferramenta que vai auxiliar bastante a Pefoce”, disse.