Operação Domus: armas e drogas são apreendidas em conjunto habitacional na Pacatuba

10 de agosto de 2021 - 17:54 # # # # # # # # # # # #

A oitava edição da Operação Domus foi deflagrada nessa terça-feira (10), sendo a primeira em um município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A força-tarefa, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou em duas prisões em flagrante, além da apreensão de drogas e armas no Residencial Orgulho do Ceará II, na cidade de Pacatuba, Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado.

Sob condução da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e direcionada por pesquisas científicas realizadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, a edição ainda resultou em 83 blocos vistoriados realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com a identificação de irregularidades como extintores danificados e ausência de iluminação de emergência.

A força-tarefa ainda apreendeu uma quantidade de maconha e cocaína, uma faca, um celular, uma balança de precisão, uma bolsa, uma espingarda artesanal calibre 12 e uma réplica de fuzil. O material foi encontrado com José Weslei Leite de Sousa (22), com antecedentes por incêndio e tráfico de drogas. Ele tentou fugir, mas foi abordado em uma escada e levou os agentes a um terreno onde parte do material foi encontrado.

Com informações do primeiro suspeito, os policiais se deslocaram até um imóvel, onde os policiais encontraram Rafael Ferrari Correa (29), com antecedente por tráfico de drogas. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, totalizando duas armas apreendidas na oitava edição da Operação Domus.

Como parte dos trabalhos integrados, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou 11 fiscalizações para verificar a situação de apenados que moram no residencial. Com apoio das forças de segurança do Estado, a Enel Distribuição Ceará realizou 66 abordagens e constatou 30 irregularidades por desvio na caixa de medição. Ainda foram realizados três procedimentos por furto de energia por portaria. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Pacatuba recolheu um veículo por irregularidades.

Mobilização

A oitava edição contou com equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Coordenadoria de Inteligência (Coin), ambas da SSPDS. Já pelas forças amigas participaram os profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Enel Distribuição Ceará e Guarda Municipal de Pacatuba.

Outras edições

A primeira edição aconteceu no conjunto habitacional Alameda das Palmeiras I, no bairro Ancuri, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, em 15 de julho de 2021. Na semana seguinte, em 21 de julho, agentes do Estado e da Prefeitura de Fortaleza foram ao Residencial Cidade Jardim I, no bairro Conjunto José Walter (AIS 9).

Na terceira e quarta edição, deflagradas em 23 e 28 de julho, respectivamente, a Operação Domus realizou ofensivas nos residenciais Alameda das Palmeiras I e Alameda das Palmeiras II, ambos no Ancuri. A quinta edição da ofensiva foi deflagrada em 30 de julho, no residencial Cidade Jardim I, no bairro José Walter (AIS 9), em Fortaleza, encerrando o primeiro mês da Operação Domus. A edição mais recente aconteceu no Residencial Alameda das Palmeiras 2, no bairro Ancuri (AIS 3), em Fortaleza. Seis pessoas foram capturadas na ofensiva.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores.

Domus

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.