Aesp inicia 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar)
9 de agosto de 2021 - 17:02 #AESP #aperfeiçoamento #Cotar #Ensino #Qualificação
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (9), a 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar). A aula inaugural foi ministrada pelo comandante do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOSAC) da Polícia Militar da Paraíba, major PMPB Wherick Felício de Lima. O momento contou com a presença do orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM Carlo Barreto, e do comandante de Policiamento de Choque (CPChoque), tenente-coronel PM Sinval da Silveira Sampaio.
O treinamento, de 370 horas/aula, visa habilitar profissionais para ingresso no 4º BPChoque – Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), unidade subordinada ao CPChoque, que atua no combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da Capital, atuando principalmente em ocorrências de assaltos a banco e carro-forte no interior do Estado.
Na programação do curso, que segue até o dia 30 de setembro, estão previstas instruções de armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; instrução tática individual; ofidismo; orientação e navegação; sobrevivência em ambiente de caatinga; operações ribeirinhas; abordagem; identificação e noções de material explosivo; noções de combate em ambiente confinados; noções de gerenciamento de crises; operações em plano vertical e montanhismo; procedimento de patrulha rural e instrumento de menor potencial ofensivo, dentre outras disciplinas.
Ao todo, 72 profissionais participam da capacitação, sendo 64 policiais militares do Ceará; um policial civil do Ceará; dois policiais penais do Ceará; um policial militar do Maranhão; um policial militar do Rio Grande do Norte e três policiais rodoviários federais.