Supesp recebe visita da assessora técnica especial da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro

3 de agosto de 2021 - 16:24 # # # # # #

Prosseguindo com a integração entre instituições na área da segurança pública e tecnologia, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE) recebeu, nesta terça-feira (3), a visita da assessora técnica especial para os Assuntos de Perícia da Secretaria da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sepol), Denise Gonçalves Rivera.

A secretaria fluminense tem por atribuição principal assessorar o secretário de Estado de Polícia Civil nos assuntos de natureza especial e estratégica, que demandem a participação e coordenação direta da Polícia Técnico-Científica; acompanhar a tramitação dos Projetos Legislativos de interesse da instituição no âmbito pericial, bem como atuar em outras atribuições e atividades em que, face às peculiaridades da demanda ou relevância institucional, seja necessária sua atuação, por designação do secretário.

A visita foi recepcionada pelo superintendente da Supesp, Dr Helano Matos, que após fazer uma breve apresentação das estruturas do órgão e suas diretorias, realizou uma conversação sobre os desafios da recém-criada superintendência e os primeiros resultados a partir do suporte de informações, estatísticas e sistemas de dados fornecidos à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). O tema abordado foi Segurança Pública Baseada em Evidências e a Redução de Crimes no Estado do Ceará.

Na ocasião, os diretores da Diretoria de Estratégia e Segurança Pública (Diesp), Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) e o gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Anderson Barboza, Manuela Cândido e Franklin Torres, respectivamente, apresentaram os sistemas, programas e ações desenvolvidas na Supesp, responsáveis por definir as estratégias de segurança pública da SSPDS.

Integração

Durante o encontro, foram debatidas as experiências e desafios de cada estado nesse setor. A secretária destacou ainda o trabalho de qualidade feito no Ceará a partir de investimentos na estrutura dos agentes de segurança e no uso de tecnologias e inovação no combate à criminalidade.

“Fiquei muito impressionada com o grau de competência, de integração entre as forças, o quanto de projetos estão sendo feitos, que são de acordo com as necessidades de cada uma das forças de segurança. É esse tipo de trabalho que a gente precisa para que a população sinta-se mais segura e que haja a redução na criminalidade. A experiência exitosa de um estado deve ser compartilhada e aproveitada pelos demais estados, porque ninguém inventa a roda. Temos que aproveitar o que já existe, e o que é bom tem que ser copiado”, comentou Denise Rivera.

Para o superintendente Helano Matos, essa integração com outras experiências na área da segurança pública é muito importante para balizar e criar parâmetros do que vem sendo feito no Ceará. “Hoje, não ficamos devendo nada para o que já é feito em outros países em termos de uso de tecnologia na segurança pública, e estamos evoluindo cada vez mais com sistemas como o Agilis, Status, Sportal, Proteger, todos evidenciando grandes resultados na redução de índices de criminalidade como uma queda de 28,8% no Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em todo o Ceará”, explicou Helano.