Dez alunos do CMCB são convocados para seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)

27 de julho de 2021 - 11:12 # # # # # # #

Professores e alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ) estão entusiasmados com mais uma conquista no currículo. Nesse domingo (25), saiu a lista da Pré-Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. Ao todo, dez alunos foram convocados para as seletivas da Olimpíada Internacional (IOAA) e Latino-Americana (OLAA) de Astronomia e Astrofísica. O CMCB-ERQ é o representante do Ceará entre todas as escolas municipais e estaduais cearenses, com o maior número de alunos convocados.

Desde 2016, a disciplina de Astronomia, ministrada pelo professor e tenente Romário Fernandes, está incluída na grade curricular obrigatória para os alunos do 7º ao 9º Ano do CMCB-ERQ. Com isso, os alunos seguem com as aulas e já conquistaram diversos prêmios com a matéria científica. Com dez alunos convocados, o CMCB foi a escola pública, entre as unidades municipal e estadual de todo o Ceará, com o maior número de alunos participantes do processo. Eles vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia (IOAA) de 2022.

Para o professor e tenente Romário Fernandes, a participação no processo é uma grande oportunidade. “A participação nas seletivas é um grande desafio e também uma grande oportunidade, na qual se aprende muito sobre ciência. Vale a busca pelo objetivo de representar o Brasil nas competições internacionais, mas vale, acima de tudo, o aprendizado que se dá no processo”, destaca o professor e militar do Corpo de Bombeiros.

As seletivas consistem em três provas online que serão realizadas nos meses de setembro, outubro e dezembro, com dificuldade progressiva. Ao final das etapas, serão convocados 200 alunos de todo o Brasil para a fase de treinamentos. Finalmente, sairão os 20 alunos que deverão integrar oficialmente a seleção nacional de astronomia.

Desde 2018, o CMCB tem alunos convocados todos os anos para esse processo. Para ser chamado, o aluno precisa tirar nota igual ou superior a 9 na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia, nível 3, caso esteja no 9º Ano do EF, ou nota igual ou superior a 7 na prova do nível 4, caso esteja no Ensino Médio.

Segue a lista de alunos convocados para a seletiva (IOAA) e (OLAA):

• André Venâncio Sousa Grangeiro Filho
• Caio Levi Ribeiro de Oliveira