CBMCE debela incêndio em monturo no município de Independência

26 de julho de 2021 - 10:49 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (2ª Cia/3º BBM), debelou um incêndio em um monturo (local onde é depositado lixo) no município de Independência, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, região do Sertão dos Crateús. O fogo foi totalmente controlado por volta de 2 horas da madrugada do sábado (24).

A ocorrência chegou ao Corpo de Bombeiros, na noite da sexta-feira (23), informando que o fogo iniciou no mato e atingiu o aterro sanitário do município de Independência, localizado na zona rural. Parte das chamas estaria se alastrando para a zona urbana, além da presença de muita fumaça na região próxima ao foco de incêndio.

De acordo com as informações do tenente-coronel Homero Catunda, foi realizado um trabalho de ataque direto ao foco do incêndio florestal. Com o uso de um trator e uma retroescavadeira, os bombeiros eliminaram uma faixa de vegetação a fim de evitar que o fogo se alastrasse pela mata. O fogo foi contido e o incêndio florestal foi neutralizado.

Devido à posição do vento e à fumaça produzida pelo fogo, foi necessário o uso do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA). Para debelar o incêndio e concluir o rescaldo, foi utilizada a viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS 02), como também foram utilizados mangueiras e esguicho de vazão de 1 e 1/2 polegadas. A guarnição contou com o apoio do reforço operacional da viatura DC 10.

Focos de Incêndio

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, no ano passado, foram registrados 3.979 focos de incêndio em todo o território estadual. Em comparação ao ano de 2019, quando tiveram 4.304 focos, houve uma redução de 8%.

Algumas ocorrências de incêndio são causadas por fatores climáticos, uma vez que o segundo semestre do ano é caracterizado pela quantidade de ventos, associada à ausência de chuvas, que torna o solo e a vegetação mais predispostos ao fogo. Entretanto, existem situações em que o fogo é resultado da ação humana.