Corpo de Bombeiros resgata cobra caninana de coqueiro em Trairi

23 de julho de 2021 - 15:03 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na noite dessa quinta-feira (22), resgatou uma cobra da espécie caninana (Spilotes pullatus) em um coqueiro no município de Trairi, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado. O réptil estava no estacionamento de uma empresa, no quilômetro 42 da CE 163.

Uma equipe da 4ª Companhia do 2º Batalhão dos Bombeiros Militares (4ª Cia/2º BBM – Quartel do Pecém) identificou a presença da cobra, que assustou os funcionários devido ao seu tamanho, com cerca de dois metros de comprimento, e de sua coloração amarelada com grandes manchas da cor preta, conforme informações das equipes.

A cobra caninana foi resgatada pelo tenente Herbert, subtenente Júnior, subtenente Roney e soldado Oliveira. Apesar de arisco, o animal silvestre não apresentava machucados aparentes. Após o resgate, o réptil foi conduzido ao seu habitat natural na viatura Auto Bomba Tanque 39 (ABT 39).

Sobre a caninana

A cobra caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago. Caninana, do Tupi ‘nacani´na’, significa cabeça em pé. A caninana pode atingir cerca de três metros de comprimento e é bastante rápida e ágil. Apesar de ser bastante agressiva, essa espécie não é peçonhenta. O réptil alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas aves. A caninana também é conhecida como araribóia, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto.

Prevenção

O CBMCE alerta a população para não realizar tentativas de captura de animais silvestres, tendo em vista o risco de danos à saúde, bem como é importante ficar atento às dicas de segurança contra ataques de cobras. Pedidos de resgate devem ser efetuados pelo telefone 193, em todo o Estado. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive fins de semana e feriados.

Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais. No ano passado foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.