Polícia Civil captura cinco suspeitos na 2ª fase da “Operação Focus”

22 de julho de 2021 - 17:26 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22), a 2ª fase da “Operação Focus”, que visa reprimir atividades ligadas às organizações criminosas no Ceará. A ofensiva policial foi realizada em Fortaleza e em cidades da Região Metropolitana da Capital. Cinco pessoas foram presas durante os trabalhos. Os alvos da ação policial são integrantes de um grupo criminoso que era chefiado por Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”, preso ano passado, no Piauí.

As prisões ocorreram em Fortaleza, Aquiraz e Eusébio. Todos os presos possuem envolvimentos em crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubos, posse e porte irregular de armas de fogo, além de integrar organização criminosa. Além das prisões, foram apreendidos aparelhos celulares, que serão encaminhados para Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde passarão por perícia.

As investigações seguem e são conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Os nomes dos presos serão mantidos em sigilo para não comprometer o aprofundamento dos trabalhos policiais, que seguem em apuração.

1º Fase da Operação Focus

A prisão de “Mago” marcou a primeira fase da operação “Focus”, que ocorreu em julho do ano passado. O cearense residia com a família em um apartamento alugado, levava uma vida reservada e agia como cidadão comum em Teresina (PI). Por meio de buscas efetuadas no imóvel, os policiais civis apreenderam uma identidade falsa.

Como parte da mesma operação, a Polícia Civil prendeu, por cumprimento de mandados de prisão, outros sete suspeitos do mesmo grupo. Além das prisões, foram apreendidas dez armas de fogo, sendo nove revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 12. O armamento estava em um terreno, na localidade de Baixa Grande, em Caucaia, apontado como local utilizado como esconderijo para o arsenal pertencente à orcrim. Todo o material estava acondicionado em cinco sacos plásticos.