Homem apontado como conselheiro de grupo criminoso é preso pela Polícia Civil na Capital

21 de julho de 2021 - 12:05 # # # # #

Um homem suspeito de integrar um grupo criminoso com atuação no Ceará foi preso, nessa terça (20), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Daniel Belmiro José Rodrigues (49), conhecido como “Negão”, foi capturado no bairro Pirambu – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. A Polícia Civil investiga o envolvimento do alvo na articulação do emprego de explosivos utilizados em crimes contra o patrimônio público e privado em 2019 no Estado. O suspeito foi solto em abril deste ano e continuava cometendo crimes, como indicam as investigações.

Com passagens por associação criminosa, extorsão mediante sequestro, roubo, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, Daniel, que é natural do Rio de Janeiro, vinha sendo investigado pelos policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em razão de sua participação em crimes no Estado. Conforme apurações, ele é apontado como conselheiro de um grupo criminoso responsável pela prática de crimes no Estado, principalmente, no município de Caucaia (AIS 11) e no bairro Pirambu (AIS 8), na Capital. Segundo as investigações, “Negão” seguia na posição de chefia, dando ordens para o cometimento de homicídios e acirrando a disputa por territórios de inimigos.

Apurações apontam ainda que Daniel teria sido o principal articulador das ações criminosas contra bens públicos e privados ocorridos, em 2019, no Ceará. As investigações realizadas pela Polícia Civil apontam ainda a participação do suspeito na aquisição de explosivos que foram utilizados nos crimes realizados na época. Em abril deste ano, o alvo, que estava recolhido em presídio federal de segurança máxima, foi colocado em liberdade, e voltou a praticar delitos criminosos, como mostram indícios colhidos pelos policiais civis da Draco.

Após ser localizado em um imóvel no Pirambu, ele foi conduzido para a sede da Draco. Ainda durante as ofensivas, um veículo modelo Fiat Mobi, dois aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. O material será encaminhado para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Na unidade policial, ele foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa. A PC-CE mantém as investigações no intuito de identificar outros crimes que Daniel esteja envolvido.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser direcionadas para o número (85) 98969-0182, da Draco. O sigilo e o anonimato são garantidos.