Duas vítimas de acidente de trânsito são salvas pelo Corpo de Bombeiros em Tauá

19 de julho de 2021 - 15:41 # # # #

Duas vítimas presas às ferragens de veículos foram resgatadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), após um acidente de trânsito na rodovia BR 020, no município de Tauá – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. O resgate ocorreu na noite desse domingo (18). As duas vítimas foram resgatadas com vida e encaminhadas para uma unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os bombeiros da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/3º BBM – Quartel de Tauá) foram acionados, pelo número 193 do CBMCE, para atender uma ocorrência de acidente envolvendo dois veículos, no município de Tauá. De acordo com o subtenente Da Silva, foi necessário fazer um isolamento no local do acidente.

“Chegando ao local, foi feito todo o isolamento da área do local por causa de curiosos e do risco de combustão por haver combustível espalhado pela via. Imediatamente se deu início ao procedimento de retirada das duas vítimas presas às ferragens com o nosso equipamento do kit desencarcerador”, destaca o comandante do socorro que atuou na ocorrência.

Após serem retiradas das ferragens com vida e com possíveis fraturas, as duas vítimas foram conduzidas para uma unidade de saúde, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde foram iniciados os procedimentos de socorro. A equipe do Pró-Cidadania de Tauá também participou do resgate, auxiliando com o isolamento da área e segurança viária.

O que é um desencarcerador?

O desencarceramento é a nomeação dada à operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Um kit de desencarceramento apresenta o seguinte conjunto: uma moto bomba, uma ferramenta de corte, uma ferramenta alargadora, um cilindro extensor e dois lances de mangueiras.

Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará