Gavião resgatado em Santa Quitéria pelo BPMA recebe alta de hospital veterinário

13 de julho de 2021 - 18:07 # # #

Um gavião resgatado pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Guarda Municipal da cidade de Santa Quitéria recebeu alta médica de um hospital veterinário, na última sexta-feira (9). No dia 5 de maio, a ave foi encontrada na cidade de Santa Quitéria – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará, quando na ocasião, os guardas municipais acionaram os policiais militares especializados.  O animal silvestre foi imediatamente encaminhado para atendimento no Hovet – Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (Uninta), que possui parceria com o poder público relacionada aos cuidados de animais da fauna silvestre que são resgatados.

Após dois meses de cuidados, o BPMA voltou novamente ao Hospital Veterinário para buscar a ave, totalmente curada. Após realizar a entrega, o tenente César, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar do BPMA de Sobral, esclareceu que o animal foi encaminhado para um local apropriado. “Ele foi levado para a Unidade Conservacionista Bicho do Mato, no município de Horizonte, onde contará com profissionais especialistas em falcoaria”, afirmou o militar.

De acordo com o médico veterinário do Hovet, Jefferson Vieira, o animal chegou ao hospital ainda filhote. “Provavelmente ele caiu do ninho, pois ainda não voava. Quando chegou rejeitava toda a comida que oferecíamos e estava bastante agitado, mas tivemos progresso e seu estado atual é considerado ótimo”, comentou.

O médico veterinário, Valcledes Oriente, também foi responsável pelo tratamento do animal silvestre. Segundo ele, a ave tratava-se de um Parabuteo Unicinctus, popularmente conhecido como“gavião-asa-de-telha”.  Ele declarou que apesar das dificuldades no início, a ave saiu com um peso considerado excelente. “Realizamos um trabalho de tempo e controle alimentar. Ele está super bem e com um peso muito bom”, informou durante a entrega da ave.

Resgate

A PMCE ressalta que sempre quando um cidadão se deparar com um animal silvestre, ao invés de tentar capturá-lo, deve acionar imediatamente o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), por meio do telefone 190, para fazer o resgate e o encaminhamento do animal até um lugar seguro.