SSPDS e órgãos parceiros se reúnem para alinhar ações estratégicas no combate a crimes

5 de julho de 2021 - 17:47 # # # # # # # # #

Com a finalidade de planejar e coordenar operações de combate a crimes em todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado, representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), de seus órgãos vinculados e instituições parceiras estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (05). A reunião de alinhamento foi organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e ocorreu na sede da Secretaria.

Durante o encontro, foram apresentadas diretrizes operacionais que serão utilizadas nas próximas operações Apostos e Cerco Fechado. O intuito das ofensivas é coibir os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e o tráfico de drogas na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com a delegada Socorro Portela, coordenadora da Copol, os locais e os horários das operações são escolhidos com base em dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. “Toda semana nos reunimos para fortalecer o vínculo entre os órgãos vinculados da SSPDS e as forças amigas. Com base nas manchas criminais apontadas por estudos realizados pela Supesp, realizamos o trabalho integrado voltado para o combate aos crimes nessas regiões”, disse ela.

Além dos órgãos vinculados da pasta – Supesp, Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) – , as Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logistica (Cosol), e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, participaram da reunião a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE),a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Reforço na Copol

A Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) é o setor da SSPDS responsável por fazer articulação com os demais órgãos do Sistema de Segurança e com instituições parceiras e por organizar e coordenar operações integradas. Visando fortalecer ainda mais as atividades desempenhadas pela Coordenadoria, sua equipe, que é coordenada pela delegada da Polícia Civil, Socorro Portela, recebeu o reforço do major da Polícia Militar, Lutiane Rodrigues, e do delegado da Polícia Civil, Felipe Porto.