Em segundo dia de programação em alusão aos 26 anos, Ciopaer realiza palestra virtual

2 de julho de 2021 - 16:37 # # # # # #

Dando continuidade à programação especial em alusão ao aniversário de 26 anos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a unidade realizou, na manhã desta sexta-feira (2), uma palestra com o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), comandante Rodrigo Mantovani. O oficial atuou como responsável técnico pelas avaliações psicológicas de pilotos e tripulantes da PMESP e foi instrutor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para facilitadores de segurança de voo.

Com foco em segurança de voo, a palestra também foi acompanhada pelo coordenador da Ciopaer, coronel aviador FAB, Darley Sousa, e conduzida pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Nivan Girão.

A palestra com o tema “Treinamento de CRM para tripulação de operações aéreas de segurança pública” foi transmitida pelo canal do YouTube da Ciopaer, ficando disponível para que as pessoas que não puderam acompanhar ao vivo possam assistir posteriormente. “A nossa ideia é falar um pouco do que é o CRM (gerenciamento de recursos de equipe) nas operações de segurança pública. Venho trabalhando com CRM há muito tempo, então, é um assunto que muito me atrai. O nosso objetivo é que possamos chamar atenção para esse processo e aumentar o interesse para o assunto”, destacou Mantovani.

O comandante aproveitou para parabenizar a Ciopaer pelos 26 anos e também a todos os bombeiros militares em razão do dia desses profissionais ser comemorado nacional neste 2 de julho. “Gostaria de agradecer e parabenizar a todos os integrantes da Ciopaer nessa data comemorando os 26 anos de idade. Uma unidade com muita tradição na aviação. Gostaria de lembrar que hoje é o dia do bombeiro. Dentro do grupo de vocês devem ter muitos bombeiros. Então gostaria de parabenizá-los também porque hoje é dia do bombeiro brasileiro”, disse.

Com cerca de uma hora de duração, a palestra foi encerrada com as palavras do tenente-coronel BM Nivan Girão, que aproveitou para agradecer a todos que acompanharam pelas mídias sociais. “Agradecemos a todos que nos assistiram pelas mídias sociais. Tem gente de outros estados nos acompanhando como Pernambuco, Minas Gerais, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina. A Ciopaer fica muito feliz de comemorar, com vocês, esses 26 anos”, finalizou.