Supesp participa de videoconferência internacional com a Interpol

30 de junho de 2021 - 12:50 # # # # # #

Em videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira (30), o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Dr Helano Matos, reuniu-se com o diretor do Centro de Inovação da Interpol em Singapura, Dr Luciano Kuppens. A Interpol é a Organização Internacional de Polícia Criminal que tem como missão permitir que polícias em todo o mundo trabalhem em conjunto para prevenir e combater o crime internacional.

Para isso, a Interpol utiliza uma infraestrutura de alta tecnologia de suporte técnico e operacional para enfrentar os desafios crescentes colocados por criminosos e crimes que cada vez mais cruzam as fronteiras, tanto físicas como virtuais. O encontro faz parte da agenda da Supesp com diversas instituições que atuam na área da tecnologia, inovação e pesquisa aplicadas na área da segurança pública.

O objetivo segundo o superintendente é promover a troca de informações entre órgãos estratégicos, incluindo instituições de âmbito internacional, visando aperfeiçoar o serviço que é desenvolvido para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) na prevenção da violência e no combate à criminalidade com uso de tecnologias, tais como o Sistema Analítico Status, que expõe as manchas criminais para os profissionais de segurança pública; o Big Data Cerebrum; o Sistema Agilis, que utiliza imagens e inteligência artificial; o Portal de Comando Avançado (PCA); o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo); entre outros.

“O encontro foi muito produtivo, porque a intenção é esse intercâmbio, as parcerias para aplicação de ferramentas disruptivas na área da segurança e melhorar nossos índices de criminalidade como já vem acontecendo há alguns anos. Exemplo disso foi a queda dos homicídios em maio passado, quando só em Fortaleza houve uma redução de 56,8% nesse tipo de crime violento letal intencional”, disse Helano.