Inaugurado novo laboratório de informática e ambulatório da Aesp

29 de junho de 2021 - 14:47 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) conta com um novo laboratório de informática e um ambulatório. A inauguração dos novos espaços aconteceu na manhã desta terça-feira (29), com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron.

Laboratório

O laboratório é composto por 40 computadores equipados com processador Intel Core i5, Intel Dual, Band Wireless-AC, Windows 10 Pro e monitores de 21,5″, em um ambiente moderno e que proporcionará mais conforto aos usuários.

Segundo o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, a atualização do laboratório de informática já era uma demanda antiga da instituição e chega para acompanhar as mudanças ocasionadas pela pandemia no cenário educacional.

“Neste momento de pandemia, em razão da suspensão das aulas presenciais por um período, nós tivemos que nos adequar a novos formatos, como o de aulas remotas e na modalidade EaD. Então, nós conseguimos um investimento via Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS) para reformular o nosso laboratório de informática, e adquirimos 40 novos computadores. São máquinas atuais, recentes, de boa capacidade operacional, e que irão permitir que o nosso público discente tenha acesso com mais qualidade às aulas por meio do formato de aulas síncronas ou no formato EaD”, pontuou Clairton.

O local, que será utilizado para atender as demandas dos cursos de formação profissional, educação continuada, pós-graduação e do ensino a distância, proporcionará aos alunos acesso a todos os programas presentes na matriz curricular das qualificações, bem como às plataformas utilizadas na carreira policial, como por exemplo, o Sistema de Informações Policiais (SIP3W).

Os primeiros alunos a desfrutarem do novo laboratório serão os 47 discentes do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3), que iniciarão ainda esta semana a disciplina de Sistemas Informatizados e Prática Cartorária.

Sandro Caron ressaltou a importância dos novos espaços. “Sempre que citamos a segurança pública destacamos os grandes investimentos feitos pelo Governo do Estado do Ceará, em equipamentos, em viatura, em armamentos, em tecnologia, mas também os investimentos naquilo que é mais importante para o sucesso da segurança pública, que é o investimento nos homens e mulheres que estão no dia a dia nas ruas, vestindo o uniforme das instituições, trabalhando para a defesa da sociedade. Quando falamos na importância dos homens e mulheres da segurança pública sempre destaco que nós temos que ter profissionais bem selecionados, capacitados, valorizados e motivados. E aí então, pelo menos em dois dos quatro itens que aqui citei, a Aesp tem atuação fundamental, importantíssima, e esse laboratório será mais um importante instrumento nas capacitações e quero destacar também a importância do ambulatório, que reforça a nossa linha de pensamento, que sempre é importante investir em equipamentos, em tecnologia, mas o mais importante é investir em cuidar das pessoas”, declarou o gestor da SSPDS.

Ambulatório

Localizado no térreo da Aesp, o ambulatório comporta uma sala de espera e uma sala para atendimento médico equipada com materiais de primeiros socorros, prancha de resgate, cadeira de rodas, e funcionará como um complemento ao atendimento de primeiros socorros e transporte de pacientes, que já é oferecido pela Academia, por meio de sua ambulância equipada com desfibrilador externo automático (DEA) e da equipe de socorristas do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

“Hoje, a gente vem tirar do papel um sonho que já idealizávamos há tempos, que é o nosso setor de saúde aqui da Academia. O nosso corpo de aluno por vezes se submete a atividades práticas, atividades físicas, e é importante que a gente tenha um suporte de saúde avançado para que em qualquer necessidade a gente possa dar o atendimento necessário, inclusive sexta-feira agora nós concluímos um curso de operações em atendimento pré-hospitalar que foi concluído por 30 servidores, incluindo bombeiros, policiais e servidores da Aesp, exatamente para dar suporte nessa atividade diária da nossa ambulância, juntamente com os socorristas do BSU, como também nas nossas atividades diárias com os alunos”, pontuou o diretor geral da Aesp, coronel Clairton.

As atividades do ambulatório serão supervisionadas pelo médico oncologista e médico perito legista, Victor Hugo Medeiros de Alencar, que atualmente está lotado na Célula de Pós-Graduação da Aesp.

Após o desenlace simbólico das fitas que inaugurou oficialmente os espaços, os gestores da SSPDS e Aesp, acompanhados dos funcionários da Academia, conferiram as novas instalações e seus equipamentos.