CBMCE e Aesp realizam 1º Curso em Operações de Atendimento Pré-Hospitalar

29 de junho de 2021 - 15:32 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) realizaram o 1º Curso em Operações de Atendimento Pré-Hospitalar, que teve como objetivo capacitar e nivelar as técnicas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). 

Participaram no corpo discente, policiais militares, lotados na Aesp, Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) e bombeiros militares, lotados no BSU, Batalhão de Busca de Salvamento (BBS), 1º BBM, 3º BBM e 4º BBM. O 1º Curso em Operações de Atendimento Pré-Hospitalar teve início no dia 11 de junho e foi concluído na última sexta-feira (25).

Com cem horas/aula distribuídas em duas semanas, o curso contemplou as disciplinas: Introdução ao Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar; Legislação, Sinalização e Local da Ocorrência; Introdução a Anatomia Humana e Cinemática do Trauma; Abordagem do Paciente e Avaliação Primária e Secundária; Vias Aéreas, Respiração  e Oxigenoterapia; Hemorragias e Choques; Traumatismos em Gestantes, Idosos e Pediátricos;  Emergências Clínicas;  Queimaduras; Técnicas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no Resgate Veicular, dentre outros temas abordados.

A aula inaugural ocorreu no dia 11 de junho, com o tema “Primeiros socorros verbais” e teve como instrutor o tenente-coronel Edir Paixão. As disciplinas foram ministradas de segunda a sexta-feira, com formatura matinal às 6h30min e aulas estendidas até às 17h30min. Foram momentos em sala de aula, instruções simulando atendimento em via pública e na praia, bem como visitas técnicas a outras vinculadas com atividade relacionada ao APH. Além de toda teoria em APH e treinamento prático, os alunos tiveram a oportunidade de exercitar ordem unida, sinais de respeito e honra, bem como oratória, com ajuda das laudas, diante de todo o corpo de alunos.

O último dia do curso foi reservado para práticas de situações especiais. Foram simuladas ocorrências como retirada de vítima em sinistro veicular, em pavimento superior, dentre outras situações. Ao término das práticas, os alunos saíram em marcha da 4ª Cia/1º BBM, situada no bairro Conjunto José Walter, com destino a Aesp para a formatura final. Vinte e oito militares lograram êxito com a conclusão do curso.