Forças de Segurança realizam 226 abordagens em Operação Apostos deflagrada em Cascavel

17 de junho de 2021 - 15:49 # # # # # # # #

Com finalidade de manter a redução dos indicadores criminais, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) deflagrou, nessa quarta-feira (16), mais uma edição da Operação Apostos, realizada na cidade de Cascavel, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. A ação ostensiva resultou em prisão e abordagens a pessoas e veículos, além da fiscalização de estabelecimentos.

Na operação policial, um homem, identificado como Ismael de Castro Moura, 21 anos, ao perceber a aproximação de viaturas, apresentou conduta considerada suspeita e foi abordado pelos agentes de segurança. Com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS/CE, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi informada que constava um mandado de prisão preventiva em aberto por tráfico de drogas em desfavor dele. Ismael foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Cascavel.

Durante o dia, os policiais civis da Delegacia de Cascavel ainda cumpriram outros três mandados de prisão preventiva contra um trio especializado em furtos de residências do município. Em uma das ações criminosas mais recentes, registrada em abril de 2021, os policiais conseguiram recuperar cerca de R$ 50 mil em produtos furtados pelos investigados.

Nas diligências, policiais militares acompanharam funcionários do município, que apagaram pichações com alusões a grupos criminosos em muros da cidade. A operação, organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, foi realizada entre a tarde e a noite de ontem, com sete horas ininterruptas de duração. O efetivo que participou das diligências totalizou 80 profissionais. Além disso, foram utilizadas 21 viaturas, 12 motocicletas, três reboques e uma ambulância.

Ao todo, foram realizadas 226 abordagens a pessoas e veículos, com dez apreensões. Sete estabelecimentos foram vistoriados para verificar o cumprimento do decreto estadual vigente contra a pandemia. Desses, seis foram notificados e um deles foi fechado.

Trabalho Integrado

A Operação Apostos em Cascavel contou com a participação de profissionais da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional, da Coordenadoria de Inteligência, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Operação Apostos

Apostos, como é intitulada a operação, significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. A palavra Apostos, no dicionário, significa: adjuntos, aplicados, atrelados, juntos, justapostos, ligados, sobrepostos. Também pode fazer referência à expressão “estar a postos”, que denota pronto para uma ação, uma atividade; atento e em posição.