Perito Criminal: os conhecimentos da física aplicados à Perícia Forense

16 de junho de 2021 - 16:45 # # # # # # # # #

A série especial #CarreirasPefoce, que detalha a atuação dos profissionais de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com foco no esclarecimento das dúvidas dos candidatos que prestarão concurso para o órgão (ver edital aqui), segue abordando o cargo de perito criminal.

Lotados em sua maioria na Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), os peritos criminais exercem, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, realizam exames laboratoriais e procedem a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Físicos

Presentes no edital com oito áreas de formação distintas, falaremos hoje da atividade dos peritos criminais com formação em Física. Para ingresso nessa carreira específica é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro profissional equivalente ativo.

Perícia externa

Em razão de sua formação, que envolve análise de fenômenos físicos e conhecimentos em raciocínio lógico, o físico é imprescindível na atuação da Pefoce, sobretudo na rua, nos locais de crime contra a vida, trânsito e patrimônio. No Núcleo de Perícia Externa (Nupex), os físicos aplicarão seus conhecimentos em cálculos matemáticos e reações físicas que envolvem diversas forças e medições para desvendar a dinâmica dos fatos que eles vão se deparar nesses locais.

Balística forense

Ramo da criminalística que estuda as armas de fogo, as munições e os efeitos produzidos do tiro, a balística forense é mais uma das áreas na qual os peritos criminais físicos têm contribuição preponderante.

No Núcleo de Balística Forense (Nubaf), em função dos estudos e análises realizados nos efeitos causados pelos projéteis de armas de fogo após saírem das armas (ricochetes, amolgamentos, escarificações), os físicos emprestam seus conhecimentos ao campo pericial para entendermos a dinâmica desse tipo de vestígio.

Ainda em virtude de sua formação, os físicos podem oferecer suporte em outros núcleos da Copec, auxiliando nas perícias do Núcleo de Perícia Documentoscópica e Contábil (NUPDC) e no Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), nos seus diferentes tipos de ocorrências, como desabamentos, rompimentos de materiais e falhas. Em tudo isso, a física é de grande importância para a Pefoce.