Grupo de Apoio às Vítimas de Violência da PMCE atua na proteção da pessoa idosa

15 de junho de 2021 - 16:27 # # # # #

O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) mantém um trabalho voltado diretamente para público da melhor idade, já que se trata de um público bastante vulnerável em razão da idade e do avanço das impossibilidades físicas. “Os idosos têm reduzido drasticamente sua capacidade de autoproteção, por conta disso, por isso se faz necessário que uma força como a Polícia Militar, voltada para o combate à violência e à manutenção da ordem pública, desenvolva estratégias que olhem de forma diferenciada para esta grande parcela de cidadãos que precisam realmente de uma atenção especial das forças de segurança”, destaca o, major Messias Mendes, do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada, da PMCE, responsável pelo GAVV. 

Com base nisso, explica o major Messias Mendes, o GAVV, que é uma experiência pioneira em todo o Brasil, trabalha com um olhar específico para com os idosos. “Este público conta com um atendimento individualizado por equipes da PMCE treinados para abordagens com essas pessoas. Em caso de denúncias, os idosos passam a receber visitas contínuas dos policiais até que o problema venha a ser solucionado com a devida orientação aos agressores e também com a responsabilização destes quando for necessário. Já quando há flagrante de maus-tratos, conduzimos o caso para a delegacia especializada em Fortaleza, a Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência”, destaca. 

Major Messias Mendes explica que o policiamento é orientado pela filosofia de acolhimento, cuidado e proteção às pessoas que sofreram algum tipo de violência ou encontram-se submetidas à situação de ameaça, justificando a atenção direcionada individualmente às necessidades de serviços de segurança que lhe assegurem a efetivação do cuidado e proteção do poder público.

Plantão GAVV

O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência mantém um telefone de plantão para casos de denúncias para as vítimas de violência, quer sejam idosos, crianças ou mulheres em situação de vulnerabilidade. O GAVV está presente em Fortaleza, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. As denúncias das demais cidades do Ceará são atendidas pelas equipes do GAVV mais próximo. Plantão GAVV: (85) 98902-3372 (WhatApp).