Cinco homens são presos e armas e drogas são apreendidas em Operação Apostos na RMF

11 de junho de 2021 - 13:05 # # # # # # # # #

Visando reduzir ainda mais os indicadores criminais na Região Metropolitana de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou mais uma edição da Operação Apostos. As ofensivas ocorreram nessa quarta-feira (09) e nessa quinta-feira (10), nas cidades de Maranguape e Cascavel – Áreas Integradas de Segurança (13 e 24) do Estado, respectivamente. Ao todo, cinco homens foram presos e armas e drogas foram apreendidas. A Apostos já teve 47 edições desde janeiro deste ano.

Em Maranguape (AIS 24), a operação, organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, culminou nas prisões de quatro pessoas. Os primeiros capturados foram identificados como Josias Dalton Martins de Sousa (21), com passagens posse ilegal de arma e posse de drogas; e Lucas Oliveira Lima de Sousa (19). A ação foi realizada por equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e contou com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Na posse dos suspeitos, duas pistolas calibre 380, 33 munições do mesmo calibre, três carregadores de pistola, 360 gramas de crack, 510 gramas de maconha, 250 gramas de cocaína, além de uma quantia em dinheiro nacional e bolivariano foram apreendidos. Após ser presa, a dupla foi encaminhada para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DDM), onde foi utuada por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Outras prisões

Ainda durante as diligências no município, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) efetuaram as prisões de Vitor Gabriel Neves Cavalcante (18) e Antônio José de Sousa (48), conhecido como “Preá”. As capturas ocorreram no bairro Prourb. Com Vitor Gabriel, 11 pedras de crack e cinco balas de maconha foram apreendidas. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Já contra “Preá”, um mandado de prisão temporária, que estava em aberto, foi cumprido. O homem já possuía passagens por ameaça no contexto de violência doméstica e familiar, injúria e crime contra a administração pública.

As fiscalizações realizadas na cidade resultaram também em 14 vistorias em sucatas e 22 monitoramentos à tornozelados. As equipes abordaram ainda 145 veículos, apreenderam uma moto de ”estouro” e autuaram seis pessoas em delitos de trânsito.

Cascavel

Os trabalhos realizados na região da AIS 13 resultaram nas abordagens a 262 veículos. Desse número, 18 foram apreendidos em situação irregular e 91 condutores foram autuados em infrações de trânsito. Já as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vistoriaram 17 estabelecimentos comerciais. Seis deles foram notificados por irregularidades e onze foram fechados. Ainda durante as diligências, a PCCE cumpriu um mandado de prisão temporária pelo crime de roubo contra Francisco Eudo Moreira da Costa (35).

Trabalho Integrado

A Operação Apostos conta com a participação de profissionais da Copol, PMCE, PCCE, Coin, CBMCE, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O efetivo utilizado na região de Maranguape foi de 92 servidores, 23 viaturas, 18 motos, quatro reboques, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma aeronave da Ciopaer. Já em Cascavel, o número utilizado foi de 91 servidores, 24 viaturas, dez motos, outros reboques e uma ambulância do Samu.