SSPDS recebe visita do secretário da Seopi/MJSP para conhecer estratégias e ferramentas

10 de junho de 2021 - 17:42 # # # # # # #

A cúpula da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), tendo à frente o secretário Sandro Caron, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (10), com o secretário de Operações Integrada (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Alfredo Carrijo. A visita técnica ocorreu na sede da SSPDS, em Fortaleza, onde foram apresentadas ferramentas desenvolvidas e utilizadas pelo Sistema de Segurança cearense, bem como estratégias de combate ao crime no Estado.

A comissão da Seopi foi composta ainda pelo diretor de Operações, Jerry Antunes de Oliveira; pela diretora de Inteligência, Marília Alencar de Freitas; e pelo coordenador-geral de Combate ao Crime Organizada, Carlos Augusto do Prado Bock. O grupo foi recepcionado pelo secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, e os gestores das vinculadas da SSPDS.

O Ceará foi o primeiro estado a ser visitado pelo recém-nomeado secretário da Seopi. Durante a visita, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) – instituição vinculada à SSPDS – Helano Matos, realizou uma apresentação com os indicadores criminais do Estado, as estratégias utilizadas pela pasta para atuação preventiva, ostensiva e investigativa, bem como as tecnologias disruptivas desenvolvidas e utilizadas pela SSPDS/CE, como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), o Agilis, a ferramenta de manchas criminais Status, o Big Data Cerebrum, o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo) e também o Portal do Comando Avançado (PCA).

Durante a apresentação, as operações integradas entre as forças de segurança do Ceará em território cearense também foram abordadas, como a Apostos, que já teve 44 edições desde dezembro do ano passado, e a Cerco Fechado, que ocorre em todas as 25 Áreas Integradas de Segurança do Ceará e já conta com 24 edições neste ano de 2021.

O gestor da SSPDS do Ceará fez questão de reforçar a importância da integração, especialmente entre a segurança pública estadual e a federal. “Tenho certeza que a ideia de parceria é recíproca. Nós já estamos com tratativas em andamento para a utilização de sistemas integrados. Estamos também para assinar o acordo de cooperação para a utilização do Vigia (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), mas já podem contar, da nossa parte, como 100% assinado. Assinamos em janeiro também o acordo de cooperação que instituiu a força-tarefa Susp de combate ao crime organizado”, pontuou.

A fala do secretário da Seopi foi na linha de dedicação para o êxito entre todos no âmbito da segurança pública. “A nossa mensagem é que a gente está muito empenhado em trabalhar com vocês e quem ganha com isso é só a sociedade brasileira. Eu vou correr atrás de tudo que eu puder para fazer essa parceria prosperar”, disse Carrijo.

Visita à Ciops

Após a reunião, a comitiva da Seopi visitou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para conhecer o funcionamento da estrutura pertencente à SSPDS. Carrijo e os demais representantes puderam acompanhar uma abordagem, em tempo real, feita por equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A ação foi registrada por meio das câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Capital, que funciona na estrutura da Ciops.