No Dia da Língua Portuguesa, a SSPDS ressalta a valorização de alunos e professores dos colégios militares estaduais

10 de junho de 2021 - 18:51 # # # #

Neste 10 de junho, data que se comemora o Dia da Língua Portuguesa, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) presta homenagem a alunos e professores dos Colégios Militares Estaduais, enaltecendo o empenho dos estudantes em concursos de Língua Portuguesa e mostrando a dedicação dos profissionais que contribuem com a educação dessas crianças e adolescentes.

Desde criança todas as pessoas têm contato com seu idioma materno e, com a língua portuguesa, não é diferente. O dia 10 de junho foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e tem como principais objetivos mostrar a importância desse idioma e homenagear a cultura lusófona, formada pelas nações cuja língua materna é o português. Concursos, apresentações e as mais diversas manifestações culturais são realizadas anualmente visando preservar e cultuar nossa língua mãe.

A língua portuguesa, um dos principais idiomas de comunicação, além de ser uma das línguas mais propagadas no mundo, é também a mais falada do hemisfério sul. Mais de 265 milhões de pessoas se comunicam em português. A SSPDS aproveita a data comemorativa como uma oportunidade de valorizar e reconhecer o valor dos profissionais de ensino e dos alunos que se destacam em eventos relativos à língua materna do nosso País.

Destaque em concursos de Língua Portuguesa

Nos quatro colégios da Polícia Militar do Ceará, General Edgard Facó – 1º CPM-GEF, em Fortaleza; Coronel Hervano Macedo Júnior – 2º CPM-CHMJ, em Juazeiro do Norte; Tenente Mário Lima – 3º CPM-TML, em Maracanaú e; Ministro Jarbas Passarinho – 4º CPM-MJP, em Sobral, os alunos são estimulados e participam anualmente de competições de língua portuguesa.

Em concursos como o Prêmio Sefin de Finanças, Prêmio AMC de mobilidade urbana, Concurso de frases e desenhos do Hemoce e na Olimpíada de Língua Portuguesa, ocorridos nos anos de 2019 e 2020, os alunos dessas escolas obtiveram colocações de destaque em suas diversas categorias: poema, frases, desenho, vídeos e redação.

Esses resultados são obtidos graças ao empenho e esforço dos estudantes e de seus professores. Em 2021, durante as homenagens ao aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Ceará, a Coordenadoria dos Colégios da PMCE (CCPM) realizou um concurso interno entre os alunos, como forma de estimular o aprendizado.

Militar e professor de redação

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz tem em seu corpo docente, o professor cabo BM Antônio Sidero do Nascimento Júnior, que faz parte dos quadros da corporação desde 2009 e também é professor de redação da escola.

Formado em Letras pela Faculdade Metodista de São Paulo, desde 2012, passou de estagiário a professor na escola militar. Para o docente, “é uma gratificação muito grande ensinar português, mostrar a importância de escrever bem e de se preparar para concursos, pois atualmente, todos os certames exigem do aluno um bom português, principalmente na área em que me especializei, que é a redação. Sempre preparo meus alunos para que eles possam escrever melhor”, ressalta o cabo BM Sidero.

O militar-professor consegue conciliar as escalas das duas profissões e relata o quanto é gratificante ver o nível dos alunos e a capacidade argumentativa deles, o que o estimula a preparar aulas ainda melhores. Em tempos de pandemia, nas aulas remotas, o professor procura fazer atividades mais dinâmicas e apresentar conteúdos novos visando melhorar a interação aluno-professor.

Você sabia?

Além do dia 10 de junho, o Dia da Língua Portuguesa é comemorado mundialmente em outras duas datas. Em 1981, o dia 10 de junho foi instituído pelo órgão legislativo do Estado Português como o Dia da Língua Portuguesa. A data foi escolhida em homenagem a Luís de Camões, considerado um dos mais importantes poetas e representantes da literatura portuguesa. A data marca o dia de falecimento dele no ano de 1579.

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa é comemorado no dia 5 de novembro. A data foi instituída pela lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006. A data foi escolhida como uma homenagem ao escritor Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849 e foi um estudioso da língua portuguesa, membro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1897, e presidente dela entre os anos de 1908 e 1919.

Por fim, o dia 5 de maio é considerado o Dia Internacional da Língua Portuguesa e sua comemoração se dá em todos os países cuja língua materna é o português. A data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também é chamada de Dia da Lusofonia.

A Língua Portuguesa no Brasil

No Brasil, a língua portuguesa, que tem sua origem no latim, chegou no século XVI, em virtude das grandes expedições marítimas feitas por Portugal. Com a catequização dos índios pelos padres jesuítas, várias línguas nativas perderam forças e outros dialetos foram sendo criados. O português tornou-se a língua oficial do território brasileiro no século XVIII.

OBS: Fotos tiradas antes da pandemia