Motorista de aplicativo é autuado em flagrante após furtar aparelho celular de passageira na Capital

7 de junho de 2021 - 15:37 # # # #

Um homem de 25 anos foi autuado, na noite dessa sexta-feira (4), após furtar um aparelho celular de uma passageira durante uma corrida. O flagrante foi registrado no plantão do 13º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). O motorista de aplicativo foi capturado durante diligências de uma equipe da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), no bairro Mondubim – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

Conforme informações preliminares, a vítima solicitou uma corrida para o bairro Meireles (AIS 1) e, após descer do veículo, percebeu que havia esquecido o aparelho celular no banco traseiro. Ela ainda correu para tentar avisar ao motorista, mas não conseguiu que ele parasse o veículo. Mesmo após ter tentado contato com o motorista por meio de outro aparelho, a mulher não obteve retorno.

Durante diligências de agentes da GMF pelo bairro Mondubim (AIS 9), o aparelho celular foi localizado com um homem que trafegava em uma motocicleta pela Rua Miguel Aragão. Para os agentes, o indivíduo informou que estava guardando o celular a pedido de um motorista de aplicativo e não sabia que o objeto era furtado.

Após ser localizado, o motorista de aplicativo foi conduzido até o 13º Distrito Policial (DP), onde foi ouvido. Na unidade policial, o suspeito não soube informar o motivo pelo qual o celular estava sem chip. Diante da prática de crime contra o patrimônio, ele foi autuado em flagrante por furto. Já o outro indivíduo conduzido foi ouvido e liberado por não haver indícios flagranciais contra ele. Ainda na delegacia, o celular foi restituído à vítima.

Orientação

A Polícia Civil orienta as vítimas de roubo ou furto de celular a registrarem o procedimento no site da Delegacia Eletrônica (Deletron), pelo site: http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br. Para isso, é necessário fornecer nome completo e CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído, endereço, data e horário do crime, número do telefone e o número do IMEI do aparelho, quando possível. O procedimento também pode ser feito fisicamente nas delegacias de todo o Estado.

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel, é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrições.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o BO.

A população pode contribuir contribuindo repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.