Iniciada nova etapa de obras para o Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará

7 de junho de 2021 - 15:49 # # # # # # #

Em execução desde janeiro, as obras de implantação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) passam por um nova expansão, agora, com o início dos serviços em uma área de 39,2 mil metros quadrados. As construções das estruturas ocorrem nas proximidades da Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aeroporto, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital, onde serão sediados os prédios da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de outras instituições vinculadas à pasta. A fiscalização é realizada no local pela Superintendência de Obras Públicas (SOP)

“Essa estrutura aqui no Ceará será um modelo para todo o Brasil, porque teremos, no mesmo espaço, o comando das Forças de Segurança e ainda um Centro de Inteligência. Estamos muito satisfeitos com o rápido andamento da obra para que possamos estar, o quanto antes, nas novas instalações”, destacou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

Os trabalhos de engenharia na primeira etapa do terreno estão mais avançados, com a execução das fundações dos principais prédios já concluída e com foco na instalação de estruturas de concreto e metálicas. “É uma importante obra para o Estado, pois ela concentrará toda a área de segurança pública. A primeira etapa iniciada em janeiro está bem avançada, as duas outras que faltavam tiveram início no final de abril e já estão em ritmo avançado. Para superar o cronograma inicial, a partir dos próximos dias, foi estabelecido que os trabalhos serão sem interrupção para desta forma entregarmos antes do previsto”, destaca o superintendente da SOP, Quintino Vieira.

Para essa etapa da obra, o Cisp vai receber mais um conjunto de equipamentos: a nova sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e anexos. No momento, a limpeza do terreno, drenagem e escavações são algumas das atividades preliminares executadas pelas equipes construtoras.

O empreendimento como um todo também passa por serviços de urbanização e paisagismo, com o implemento de guaritas, vias sinalizadas e estacionamentos, além de áreas verdes e de lazer contendo areninha, praça, pista de cooper/ciclovia, brinquedopraça e academia ao ar livre.

Já em outra área adjacente, de cerca de 30 mil metros quadrados, próxima ao cruzamento das avenidas Aguanambi e Borges de Melo, o complexo de segurança contará com a sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o Centro Integrado de Inteligência e o Centro de Convivência.

A centralização de diversos núcleos de comando em um amplo espaço da Capital objetiva que as forças de segurança do Ceará tenham um ganho significativo em eficiência para planejar e executar ações e operações de policiamento. Com recursos da ordem de R$ 156 milhões do Tesouro do Estado, a implantação do Cisp está prevista para ser finalizada em 2022.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Superintendência de Obras Públicas