Condenado a mais de 20 anos de prisão por roubo é capturado durante Operação Apostos

6 de junho de 2021 - 17:49 # # # # # # # # # # # # # # # #

As Forças de Segurança do Estado participaram de mais uma edição da Operação Apostos, realizada nesse sábado (5), nos bairros Granja Lisboa e Siqueira, integrantes da Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) da Capital. A operação, que também contou com o apoio de órgãos municipais, é realizada de forma permanente para a obtenção de resultados cada vez mais positivos na redução de indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), por meio de abordagens a pessoas e veículos, além da fiscalização de estabelecimentos. Um homem condenado há mais de 20 anos por roubo foi capturado durante as ações.

Durante a realização de uma blitz de fiscalização de veículos e motoristas, uma composição do Grupo Tático Rodoviário (GTR) do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar realizou a prisão de Edgleison Furtado da Silva, de 37 anos. O homem tinha um mandado de prisão em aberto decorrente de decisão condenatória pelo crime de roubo majorado e corrupção de menores. A pena imposta a ele é de 20 anos e 11 meses, em regime semiaberto. O homem foi abordado quando estava em um veículo do tipo Chevrolet Kadett, de cor marrom. Ele foi encaminhado ao 32º Distrito Policial (32º DP) da PCCE para a realização dos procedimentos.

Foco na redução dos índices criminais

Com o intuito de manter a redução dos indicadores criminais, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou mais uma edição da Operação Apostos na Capital do Estado. A operação, organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, foi realizada entre a tarde e noite, tendo início às 14 horas, e finalizando às 20 horas de ontem.

A edição da Apostos também contou com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Os trabalhos foram subsidiados pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e a partir de dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O efetivo que participou da edição totalizou 96 profissionais, 24 veículos, 16 motos, cinco reboques e uma ambulância. Dos 18 estabelecimentos fiscalizados durante a operação, quatro foram fechados por irregularidades. Além disso, os órgãos de fiscalização de trânsito apreenderam um total de 22 veículos durante a ação.

Operação Apostos

Apostos, como é intitulada a operação, significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. A palavra Apostos, no dicionário, significa: adjuntos, aplicados, atrelados, juntos, justapostos, ligados, sobrepostos. Também pode fazer referência à expressão “estar a postos”, que denota pronto para uma ação, uma atividade; atento e em posição.