Operação Cerco Fechado mobiliza quase cem profissionais das Forças da Segurança

4 de junho de 2021 - 18:17 # # # # # # # #

Com um efetivo de 93 profissionais das Forças de Segurança do Estado, foi realizada nesta sexta-feira (4) mais uma ofensiva da Operação Cerco Fechado.  Tendo como principal objetivo reduzir os indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) a patamares cada vez mais baixos, a Operação Cerco Fechado aconteceu das 10 às 16 horas de hoje no bairro Sapiranga, que faz parte da Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

A Operação Cerco Fechado é uma ação permanente que tem o objetivo de realizar trabalhos de prevenção e saturação para coibir CVLIs e CVPs. De forma a assegurar uma redução cada vez maior dos índices criminais, os profissionais realizaram várias blitze e proporcionam maior sensação de segurança aos moradores e trabalhadores da região.

Na ofensiva desta sexta-feira, o efetivo mobilizado contou com o aparato de 23 viaturas, 21 motocicletas, quatro reboques e uma ambulância. Os trabalhos foram realizados por equipes das Polícias Civil e Militar do Ceará (PCCE e PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob supervisão da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As ações também contaram com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que colaborou no fornecimento de dados de ocorrências policiais e de monitoramento das principais vias do bairro.

As incursões tiveram como base levantamentos de inteligência e estatísticas fornecidas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), respectivamente. Somaram-se à operação profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Departamento Estadual de Trânsito do (Detran).

Balanço

Com o auxílio de equipes da Polícia Militar, o Detran realizou abordagem em 115 veículos nas principais vias do bairro Sapiranga. Foram apreendidos cinco veículos em situação irregular e aplicadas 35 multas por infrações de trânsito. Dentre as abordagens, foi flagrado um condutor de veículo portando uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada. A Polícia Militar levou o condutor para o 26º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), para prestar esclarecimento. O homem de 57 anos, sem antecedentes criminais, foi autuado em flagrante no artigo 304 por porte de documento falso.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou 57 vistorias em residências, comércios e sucatas do bairro, aplicando 28 notificações em estabelecimentos em situação irregular e certificando outros 24 pontos visitados como aptos para funcionar.

A Polícia Militar, por meio do 19º Batalhão, além do apoio dado ao Detran, realizou abordagem a oito carros, 32 condutores de motocicletas, seis bicicletas e 21 pessoas a pé. Já a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou a verificação de 23 pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas. Não foi constatada nenhuma irregularidade com essas pessoas que usam as tornozeleiras

A operação

As ofensivas da operação Cerco Fechado tiveram início em fevereiro deste ano em ações planejadas e integradas entre órgãos estaduais e municipais. Durante os trabalhos, são realizadas abordagens, capturas e apreensões. O nome da operação se deve ao fato de as Forças de Segurança fecharem um cerco territorial contra a criminalidade em diferentes regiões.

A Operação Cerco Fechado, aliada a outros trabalhos coordenados pela SSPDS, como a Operação Apostos, tem apresentado inúmeros resultados positivos e, consequentemente, a queda da criminalidade no Estado.