Ações da PMCE resultam em apreensão de armas e prisões na Itaoca e no Vicente Pinzón

31 de maio de 2021 - 15:41 # # # #

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam, nesse domingo (30), armas de fogo nos bairros Itaoca e Vicente Pinzon, nas Áreas Integradas de Segurança 5 e 1 de Fortaleza, respectivamente. Nas ações, houve a prisão de dois suspeitos em flagrante e a retirada de duas armas de fogo das ruas.

Policiais da Força Tática da PMCE, ao fazer patrulhamento na tarde desse domingo pelo bairro Itaoca, foram acionados por um popular informando que homens em uma motocicleta estariam atirando pelo bairro. Os militares empreenderam perseguição, mas os suspeitos tentaram fugir quando avistaram os militares. Um deles caiu após a moto derrapar na via. O outro suspeito tentou evadir-se, mas foi capturado logo à frente.

O suspeito que caiu da moto é Weslley de Almeida Leal, de 24 anos, com antecedente criminal por tentativa de homicídio doloso. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38 e cinco munições, sendo uma delas deflagrada. O outro suspeito que tentou fugir foi identificado por Lucivan Morais dos Santos, de 18 anos, sem antecedentes criminais. Ele informou para os policiais que atirou para o alto, mas que a arma de fogo pertencia a Weslley Leal. Diante dos fatos, a polícia deu voz de prisão aos dois abordados e apreendeu, além da arma e das munições, a motocicleta e dois celulares.  

Os suspeitos foram conduzidos para o 7º Distrito Policial (7º DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Na delegacia, os dois foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O inquérito policial foi transferido para o 11º DP, unidade responsável por apurar crimes ocorridos na região.         

CPRaio no Vicente Pinzón

De outra parte da cidade, uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi informada por um popular que homens suspeitos haviam invadido uma residência no bairro Vicente Pinzón e expulsado os moradores. A composição empreendeu diligências e, chegando ao local, os policiais constataram que os três homens denunciados estavam armados. Houve perseguição, e os militares conseguiram capturar um deles.

O suspeito capturado foi Francisco José Alonso Melo de Oliveira, de 21 anos, com antecedentes por tráfico ilícito de drogas e homicídio doloso. Com ele, foi apreendido uma pistola calibre 380, dezenove munições calibre 380 e um carregador de pistola. No ato da prisão, ele informou o endereço de sua residência aos policiais, no mesmo bairro. Chegando lá, encontraram uma casa totalmente abandonada, no entanto, nela havia uma bolsa contendo a quantia em dinheiro trocado. O material foi apreendido.

O homem foi conduzido para 2º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da ocorrência e autuou o suspeito em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O inquérito foi transferido para o 9º Distrito Policial, unidade responsável por investigações de crimes no bairro Vicente Pinzón.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.