PMCE captura homem com arsenal de armas, carregadores e munições em apartamento no Mucuripe

24 de maio de 2021 - 10:34 # # #

Um composição do 8º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, na última sexta-feira (21), um homem de 58 anos suspeito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, no bairro Mucuripe, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital. No imóvel do investigado, foram recolhidas 20 armas de fogo, além de diversos carregadores e munições. O procedimento foi realizado na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

A prisão em flagrante foi resultado de uma ofensiva da Polícia Militar, durante patrulhamento na região, após ser acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, a Ciops recebeu informações de que havia um suspeito, com comportamento alterado, portando uma arma de fogo e ameaçando pessoas em um posto de combustíveis, próximo à Igreja da Saúde, no bairro Mucuripe.

Durante a ação, os militares avistaram o homem entrando em um veículo, mas ele foi abordado antes de partir com o carro. Com o suspeito, foi encontrado um revólver calibre .357, com cinco munições. O homem afirmou que o armamento era registrado, contudo não apresentou provas do registro. Outras nove munições foram encontradas no automóvel, além de uma maleta.

Os policiais militares solicitaram ao homem que fosse apresentado o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), autorização para a posse de arma de fogo expedida pelo Exército Brasileiro. Porém, o indivíduo não apresentou nenhum documento que o autorizasse a posse do armamento. Nesse momento, o suspeito informou que tinha mais armas em sua residência e muitas munições.

Como ele não apresentou aos policiais nenhum documento que comprovasse ter autorização dos órgãos competentes para portar ou possuir armas, os policiais solicitaram que o suspeito os levasse até sua residência para verificar a informação. Chegando à residência do homem, a PMCE se deparou com um arsenal.

A PMCE apreendeu no apartamento fuzis, pistolas, revólveres, espingardas e munições. No apartamento foi encontrado, ainda, um equipamento utilizado para recarga de munições. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMCE foi acionado para recolher uma suposta bomba explosiva, mas ao verificar o objeto, os militares viram que se tratava de uma réplica de dinamite em forma de relógio.

O homem foi conduzido à sede da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), para prestar esclarecimentos sobre as armas e munições encontradas em seu apartamento. Ao todo, foram contabilizadas três espingardas, um rifle, uma carabina, quatro revólveres e 11 pistolas, além de diversos carregadores e 3.899 munições.

Após depoimento, o homem, que já tinha passagem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, foi autuado mais uma vez pelo mesmo crime do Estatuto do Desarmamento e também por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O suspeito pagou o valor da fiança arbitrada pela autoridade policial e foi liberado pela Justiça.

A população pode contribuir com os trabalhos policiais repassando informações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), pelo número (85) 3101-1141 ou (85) 3101-1142. O sigilo e o anonimato são garantidos.