Rapidez em atendimento do CBMCE evita incêndio de maior proporção em Umirim

17 de maio de 2021 - 15:19 # # #

A ação rápida do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) evitou um incêndio de maior proporção em uma padaria localizada no Centro de Umirim, município pertencente à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. O incidente no estabelecimento comercial aconteceu na tarde do último sábado (15), por volta das 13h53min. Não houve vítimas.

A composição foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que recebeu o chamado feito pelo proprietário do estabelecimento. De imediato, os bombeiros que estavam de prontidão se deslocaram até o endereço informado para combater o incêndio.

O subtenente Antônio Araújo da Silva do CBMCE explicou que chegando ao local não havia mais chamas, porém a equipe se preparou para fazer o rescaldo da área para evitar o reinício do fogo: “Após uma avaliação, logo verificamos que não havia fogo, somente algumas brasas na parte do madeiramento do telhado e os botijões de gás de cozinha ligados aos fornos”, informou o comandante do Socorro.

Rescaldo

A partir dessa análise, a guarnição utilizou a viatura Auto Bomba Tanque 51 (ABT 51), formou uma linha direta preventiva e iniciou o rescaldo do ambiente a fim de evitar o reinício de novas chamas. Na ação preventiva empregada pelos homens do Corpo de Bombeiros foram desconectados e retirados os botijões do local, as brasas foram apagadas e o ambiente foi todo resfriado. Também foram removidas algumas telhas soltas a fim de evitar a queda delas.

O fogo atingiu dois fornos e seis armários, toda a madeira do cômodo, a fiação elétrica e uma câmera filmadora, além de uma parte do forro de PVC e uma porta de madeira. Após o rescaldo, a equipe do Corpo de Bombeiros fez uma verificação no imóvel, constatando que não havia danos estruturais, ou seja, nenhuma rachadura. Graças ao trabalho rápido, o fogo não atingiu as casas vizinhas e não houve vítimas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE