Ações da Polícia Civil resultam na recuperação de celulares em Pacajus

5 de maio de 2021 - 17:16 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recuperou nove aparelhos celulares oriundos de roubos e furtos durante o mês de abril, em Pacajus, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Os equipamentos foram subtraídos na região e estão sendo restituídos aos donos, após a realização de diligências policiais com a finalidade de recuperar os bens. A PCCE ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO) para que as equipes possam fazer a comunicação das vítimas a respeito do bem recuperado.

“Essas apreensões são decorrentes de diligências realizadas pela Delegacia Metropolitana de Pacajus com o escopo de reaver o bem às vítimas. Em todo BO de roubo de celular, procuramos pegar o máximo de informações possíveis para individualizar o aparelho, principalmente o IMEI. Com base nesses dados e nos levantamentos realizados, é possível reaver os aparelhos e, consequentemente, a devolução às vítimas”, detalha o delegado Leandro Matos, titular da Delegacia Metropolitana de Pacajus.

Devido à pandemia da Covid-19 e o respeito às medidas sanitárias, a Polícia Civil orienta as vítimas que registrem um Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO), por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), relatando o máximo de informações possíveis sobre a ocorrência. Essas informações auxiliarão o trabalho das equipes policiais elucidando os casos, prendendo os suspeitos de crimes, localizando os aparelhos celulares e, por fim, restituindo os dispositivos aos seus donos.

O que fazer?

Para fazer o BO no site da Delegacia Eletrônica (Deletron), é necessário fornecer nome completo; CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído; endereço; data e horário do crime; número do telefone; e o número do IMEI do aparelho, quando possível. O procedimento também pode ser feito fisicamente nas delegacias de todo o Estado.

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel, é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrições.

Verifique o IMEI

Para consultar o IMEI, a vítima pode encontrar o número na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o BO.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3348-4591, da Delegacia Metropolitana de Pacajus, que também é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.