CPCães da PMCE apreende drogas no Jardim das Oliveiras

1 de maio de 2021 - 12:40 # # # #

Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (30), um homem por tráfico de drogas. Na operação, foram apreendidos um quilo e 965 gramas de maconha, 120 gramas de crack, 120 gramas de cocaína, 150 pinos para a embalagem da cocaína e plástico filme para embalagem de drogas. A ação aconteceu no bairro Jardim das Oliveiras – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

A equipe de militares estava em diligências pelo Conjunto Tancredo Neves, no Jardim das Oliveiras, quando avistou dois homens em atitudes suspeitas. Ao perceber a chegada da viatura policial, esses homens tentaram fugir, porém um deles foi capturado pelos militares. Francisco Gabriel Fernandes Mendes, de 18 anos, que já tem registro policial em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso de drogas. Com o suspeito, foi encontrado a quantia de R$ 105,00 e tabletes de maconha preparados para a comercialização.

Com auxílio dos cães farejadores, os policiais do 2º BP Choque deram início a uma busca no terreno baldio próximo de onde os suspeitos se encontravam. Os pastores-belgas de Mallinois, Boris, Edy, Hera, Cowbe e Sansa, utilizados nesta operação, encontraram uma grande quantidade de entorpecentes, envolvendo maconha, crack e cocaína. Durante toda a busca, o suspeito permaneceu calado.

Os policiais militares conduziram Francisco Gabriel Fernandes Mendes ao 13º Distrito Policial (DP), onde ele foi autuado em flagrante por tráfico ilícito de drogas. As investigações continuam com o objetivo de capturar outros partícipes da prática criminosa.

CPCães

A Companhia de Policiamento de Cães (CPCães) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) conta atualmente com 48 cães adultos treinados para detecção de substâncias, desde entorpecentes a explosivos e também em operações de busca e captura. O CPCães trabalha com as raças pastor-belga de Marlinois, rottweiler, pastor-alemão, golden retriver e border collie. O treinamento dos cães dura cerca de dois anos para que eles possam estar aptos para as operações de patrulhamento ostensivo e detecção de entorpecentes.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo número (85) 3101.2049 que é o telefone do 13º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.