Corpo de Bombeiros comemora primeiro ano de lives do projeto “Em Casa com a Melhor Idade”

30 de abril de 2021 - 17:43 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), comemorou, na última quinta-feira (29), um ano do projeto “Em Casa com a Melhor Idade”, programas transmitidos de forma remota para toda população. As atividades físicas realizadas durante as aulas são ministradas pela equipe da corporação e contam com dança e alongamento. A transmissão acontece pelo canal do YouTube do CBMCE e pela TV Ceará. A ação é pioneira no Brasil e tem público médio de mais de 3 mil pessoas.

As aulas têm duração de cerca de 40 minutos e são mediadas por bombeiros militares com formação em educação física. As lives acontecem duas vezes por semana, às segundas e quintas, a partir das 16h30min, no canal do YouTube da corporação.

Sobre o projeto

A iniciativa do Corpo de Bombeiros tem como objetivo promover uma vida mais saudável e proporcionar bem-estar à população de forma protegida, dentro de casa. As aulas são voltadas para pessoas acima de 50 anos, mas é recomendável para todas as idades. Para facilitar o acompanhamento das aulas, a CBMCE criou um canal no YouTube, que conta hoje com cerca de 13 mil inscritos, e é considerado o maior perfil nas redes sociais de uma corporação de Bombeiros do Brasil. Em um ano, foram realizados 92 programas ao vivo, com mais de 350 mil visualizações.

O Programa Saúde Bombeiros e Sociedade já é conhecido no Ceará desde 2003, quando a corporação começou a organizar atividades físicas em espaços públicos cearenses. Durante a pandemia da Covid-19, o programa precisou se adaptar e passou a realizar as aulas de forma remota. Apesar de a terceira idade ser o público alvo da ação, o público jovem também acompanha as transmissões.

As novas carinhas pegaram todos de surpresa nas redes sociais. Os professores receberam fotos de crianças, jovens, pessoas de várias faixas etárias se exercitando dentro de casa. São famílias inteiras que assistem às transmissões, cada uma de sua casa, de forma segura e com acesso a muitas informações sobre saúde e bem-estar.

Prevenção

A prevenção e os cuidados com a higiene também ganham espaço durante as aulas. Os bombeiros orientam a população principalmente quanto à limpeza preventiva dos equipamentos usados nos exercícios. “Antes de toda transmissão paramos um pouco para falar sobre a situação aqui no Ceará e mostrar os cuidados adequados”, destaca o tenente-coronel Giuliano Rocha, da Assessoria de Comunicação e apresentador das lives do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Ele fala ainda que as transmissões serviram como oportunidade para manter os laços construídos durante o programa. “Nós somos um projeto antigo, temos pessoas que estão aqui com a gente há mais de cinco anos. É um espaço de troca e de acompanhar, também, se o público está bem e seguindo direitinho”, ressalta.

Aulas remotas

Antes de participar das aulas online, o tenente-coronel Christiano Almeida Sales, reforça algumas medidas que devem ser tomadas para evitar lesões. “É preciso seguir as recomendações dos instrutores em vídeo, ir somente até o seu limite”, explica o oficial.

Pessoas com mobilidade reduzida devem tomar cuidados redobrados. Vassouras, cadeiras e outros utensílios domésticos podem ser usados como apoio durante as atividades. Roupas adequadas para a prática de exercícios são outro fator que evita luxações. “É sempre bom estar com roupas leves que permitam movimento. Nada de calça jeans ou shorts apertados. O melhor é fazer a atividade em um espaço amplo e que não seja escorregadio. Mesmo que a duração do exercício seja rápida, a hidratação é importante”, recomenda.

Próxima live

A próxima live “Em Casa com a Melhor Idade” já tem data para acontecer. Será no próxima segunda-feira, dia 3 de maio, a partir das 16h30min, no YouTube do CBMCE. Siga o canal e ative o sininho das notificações para acompanhar. Os programas também são exibidos pela TV Ceará.