Perito geral visita local onde será sede do Núcleo de Atendimento ao Custodiado

29 de abril de 2021 - 17:28 # # # #


O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, visitou, na manhã desta quinta-feira (29), o local onde será construído a sede do Núcleo de Atendimento ao Custodiado (Nuac), pertencente à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). No núcleo serão realizadas perícias médico-legal em pessoas presas em flagrante delito e também exame de custódia em presos transferidos.

Na visita técnica realizada nesta manhã, estiveram presentes, além do perito geral, o coordenador de Medicina Legal, Juts Érico; a perita criminal engenheira e coordenadora de Planejamento e Gestão da Pefoce, Ana Paula Sobreira; a delegada adjunta da Delegacia de Captura e Polinter (Decap), Fabiane Rocha; e o delegado Júlio Marciliano, diretor adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializado (DPJE), ambos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Situado no Centro de Fortaleza, adjacente à Decap, ao DPJE e à Vara de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a construção da sede do Nuac tem como finalidade dar mais agilidade no processo de custódia dos presos. Atualmente, o núcleo realiza os exames de custódias na sede da Pefoce, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza.

Espaço adequado

De acordo com o perito geral, o projeto de construção para a sede do Nuac já está desenhado e com orçamento aprovado. O objetivo da construção da nova sede é dar um espaço bem estruturado e adequado para a realização das perícias médico-legais e manter uma equipe da Pefoce com médico perito legista e auxiliar de perícia para o atendimento das perícias nos custodiados.

Apesar de ser um percurso relativamente pequeno da Decap até a Pefoce, cerca de 2,7 quilômetros de distância quando o deslocamento ocorre por dentro do Centro de Fortaleza, bairro com elevado fluxo de pessoas e veículos, a nova sede do Nuac vai reduzir o deslocamento das viaturas e o tempo das equipes policiais. “Vai ser uma grande ajuda aqui para nós da Polícia Civil, ter o exame cautelar sendo realizado mais próximo da nossa estrutura. Vai ser um grande ganho não ter o deslocamento até a Pefoce”, destacou a delegada adjunta da Decap, Fabiane Rocha.

Obras

As obras da sede do Nuac já foram iniciadas. A verba destinada para o equipamento foi aprovada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado do Ceará. O investimento faz parte de um projeto para reformas e melhorias em estruturas nos órgãos públicos de segurança. Além do Nuac, a Pefoce será beneficiada com investimento para reformas nos núcleos em Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte e Tauá. A sede da Pefoce e o prédio onde funciona a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) também passarão por reformas. Até a conclusão das obras do Nuac, os exames de lesão corporal em situação de flagrante continuam sendo realizados na sede no bairro Moura Brasil.