Superintendente da Supesp visita sede da Cruz Vermelha

23 de abril de 2021 - 18:00 # # # #

Atendendo ao convite do assessor em Fortaleza do Programa para Pessoas Desaparecidas e Suas Famílias do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CIVC), Daniel Mamede, o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Nogueira, visitou, na manhã dessa quinta-feira (22), a sede da instituição para discutir uma metodologia para aperfeiçoamento de um banco de dados com estatísticas sobre pessoas desaparecidas no Ceará.

“Queremos melhorar e aperfeiçoar nosso banco de dados, prestando um serviço fundamental para essas famílias e ampliando os resultados efetivos dessas estatísticas”, pontuou o superintendente da Supesp. Já o assessor da CIVC, Daniel Mamede, destacou a necessidade de haver, nacionalmente, unidade de dados para tratar sobre as pessoas desaparecidas no país. “Existem famílias que tem pessoas desaparecidas, mas não chegam a fazer o Boletim de Ocorrência (BO), e muitas que, mesmo após encontrar o familiar ou desaparecido, não comunicam às autoridades policiais”, destaca Daniel.

Para o assessor, esses e outros dados, como as motivações para o desaparecimento dessas pessoas, podem ajudar ao CICV em uma metodologia de acolhimento aos familiares e reduzir os índices desse tipo de ocorrência. Além do superintendente da Supesp, estiveram presentes no encontro o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp, Anderson Barboza, e a assessora da Suspesp, Marysol Medeiros.

Termo de cooperação

Na ocasião, o superintendente da Supesp sugeriu a criação de um Termo de Cooperação Técnica, visando aperfeiçoar e apoiar no levantamento das informações para formulação de políticas públicas no combate à violência. “Esse é um dos pontos que desejamos aperfeiçoar, as estratégias de combate à violência armada, que é um dos eixos de atuação do CIVC, melhorando nossos canais e fluxos de dados”, pontuou Helano.

Serviço:

Para doações à Cruz Vermelha