Perito geral realiza visita técnica às dependências da Coordenadoria de Identificação

13 de abril de 2021 - 16:04 # # # # #

O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, realizou uma visita institucional às dependências da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), em Fortaleza. O chefe da vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi acompanhado do perito geral adjunto, Átila Einstein, e do diretor de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce, Renato Jevson. A visita técnica ocorreu na última sexta-feira (9)..

Há dois dias de celebrar um mês de posse no cargo, o perito geral da Pefoce vem realizando reuniões com todas as categorias que compõem a equipe técnica da Pefoce: auxiliares de perícia, peritos criminais, peritos criminais adjuntos, médicos peritos legistas, peritos legistas, supervisores e coordenadores, para o alinhamento de demandas e estratégias de atuação.

A CIHPB é uma coordenadoria da Pefoce de ampla atuação voltada para identificação de pessoas e perícias biométricas a partir das impressões digitais. Parte de sua equipe, que atua na identificação civil, desempenha a sua atividade no Vapt Vupt, na validação, perícia biométrica das impressões digitais e emissão das carteiras de identidade. É esse trabalho que garante a segurança e autenticidade dos documentos dos cidadãos em solo cearense.

Identificação civil

No Vapt Vupt do bairro Antônio Bezerra, Júlio Torres acompanhou como é feito o atendimento à população, realizado pelos atendentes da própria unidade do Vapt Vupt, e como os dados são inseridos no sistema para que as equipes da Pefoce possam desenvolver o seu trabalho desde a checagem dos documentos, perícias das impressões digitais até a impressão da cédula do documento.

“Acompanhar de perto as equipes, compreender o trabalho, ouvir as demandas e peculiaridades de cada setor é importante para que a gente planeje as ações voltadas para a valorização e plena atividade do servidor. Isso contribui para que o órgão tenha cada vez mais integração”, conta.

Sede CIHPB

Após acompanharem a atividade da identificação civil, da emissão dos documentos de identidade, a direção da Pefoce foi ao prédio da CIHPB, no bairro Damas, onde funciona o Arquivo Onomástico. No local, ficam armazenados os prontuários civis com dados dos documentos emitidos pela CIHPB e concentra documentos históricos de identificação da população cearense, os Registros Civis, alguns com quase um século de existência.

No mesmo prédio também funciona a Identificação Criminal, outra atividade essencial para a Segurança Pública. O trabalho desempenhado pelos servidores permite reunir dados sobre pessoas suspeitas e envolvidas em crimes, informações que alimentam os registros policiais e contribuem para a folha de antecedentes criminais. Os dados desses suspeitos são coletados por ocasião da prisão em flagrante ou indiciamento em inquérito policial e posteriormente inseridos nos bancos de dados dos Estados para auxiliar os órgãos policiais e o Poder Judiciário.

Júlio Torres visitou toda a extensão do prédio, que está em processo de reforma e readequação, com os demais integrantes da direção da Pefoce e supervisores da CIHPB. Em breve reunião, após ouvir os servidores presentes, o perito geral informou que segue ouvindo as demandas de todas as categorias para que as próximas ações sejam realizadas com planejamento no intuito de realizar as melhorias de acordo com a necessidade de cada local.