Supesp participa de webinário sobre controle de armas e munições
8 de abril de 2021 - 18:01 #Cada vida importa #SSPDS #Supesp
Com o tema “Controle de armas de fogo e munições: desafios à prevenção de homicídios”, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp) participa, nesta sexta-feira (9), às 14 horas, do webinário Cada Vida Importa: cinco anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes, ao vivo, pelo canal de TV e de Youtube da TV Assembleia Ceará.
A Supesp, órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é responsável pela elaboração e fornecimento de estatísticas, pesquisas e dados para prevenção e mapeamento de indicadores criminais, será representada pelo seu superintendente Helano Nogueira. O titular da Superintendência apresentará, entre outros indicadores, números recentes sobre apreensão de armas de fogo no Estado, que tiveram aumento de 22,3%, no período de janeiro a março de 2021, com total de 1.486 armas apreendidas, em comparação com o mesmo período de 2020, quando 1.215 unidades foram recolhidas.
O webinário é organizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado, que promove mais uma mesa de debate com o tema central “Cada Vida Importa: cinco anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes”. Esse segundo encontro dá continuidade aos eventos em memória dos cinco anos de existência do comitê, iniciados em fevereiro deste ano. Além da presença do superintendente da Supesp, Helano Nogueira, participarão do debate o deputado estadual Renato Roseno, do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa; Bruno Langeani, do Instituto Sou da Paz; Michele dos Ramos, do Instituto Igarapé; e Margarida Marques, do Instituto Inegra.
Em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (8), o superintendente Helano Nogueira destacou a importância do debate e do conhecimento pela população desse trabalho estratégico, de pesquisa, de produção de dados científicos, que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Ceará, através da SSPDS e da Supesp, visando balizar ações e programas para a prevenção e o combate à violência. “Nosso desafio agora, após com a redução de índices criminais no Estado, é manter essa estabilidade com ajuda de toda a sociedade, instituições, gestores, porque a violência é um problema complexo, que envolve setores como educação, infraestrutura, coleta de lixo, economia, entre outros”, completou Helano Nogueira.
Supesp
Criada pela Lei N.º 16.562, de 22 de maio de 2018, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública, vinculada à SSPDS, tem por objetivo realizar pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal para o fortalecimento da formulação da política de segurança pública no Estado do Ceará. Com informações e pesquisas desenvolvidas pelo órgão, a SSPDS já executa ações e programas de prevenção e combate à violência bem-sucedidos como, por exemplo, a operação Apostos (Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas), que tem o objetivo de reprimir os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Produzir indicadores e modelos criminais (manchas criminais), estudos sociodemográficos e territoriais, estudos setoriais especiais, conjunturais geoespaciais, mapas socioeconômicos criminais, estratégias de desenvolvimento de ações de combate ao crime são algumas das competências da Supesp. O órgão vem fortalecendo a definição de políticas públicas para a área de segurança pública no Estado do Ceará com o uso de soluções tecnológicas e inovadoras, algumas ainda em fase de experimentação como a identificação facial digital, que faz em segundos o levantamento de dados da pessoa pelo escaneamento da face.
Serviço:
Webinário “Controle de armas de fogo e munições: desafios à prevenção de homicídios”
Sexta-feira, 9 de abril
Horário: 14 horas
Local: https://www.youtube.com/user/TVAssembleiaCeara
Confira mais informações em nosso site.