Março de 2021 apresenta o menor número de CVLIs desde dezembro de 2019

7 de abril de 2021 - 17:25 # # # # # #

Os investimentos feitos pelo Governo do Estado na segurança pública e o fortalecimento dos trabalhos operacionais, da inteligência e das investigações feitas pelas polícias cearenses estão impactando positivamente nos números de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Março último, quando foram registrados 249 CVLIs no Ceará, trouxe o melhor resultado do indicador desde dezembro de 2019, quando aconteceram 205 registros.

O índice do mês passado teve diminuição de 30,6%, se comparado ao mesmo período de 2020. Foram notificados no Estado 359 casos, em março do ano passado, contra 249 no mesmo mês deste ano. Com destaque para a Região Norte, que notificou uma queda de quase 40% nesse tipo de crime, 38,3%.

Os dados são compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e são vistos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) como resultado do esforço conjunto para chegar a índices cada vez mais satisfatórios em todo o Estado.

Depois da Região Norte, o destaque do mês de março fica com a Região Metropolitana, que apresentou diminuição de 31,4% dos CVLIs. Em seguida vem Fortaleza com retração de 30,6% e o Interior Sul com menos 21,7%.

Os dados do primeiro trimestre deste ano, comparados ao acumulado do mesmo período do ano passado, apresentaram queda de 25,7% em todo o Estado. Já na Região Metropolitana de Fortaleza, os três primeiros meses do ano tiveram redução de 34,5%; no Interior Sul, 29,2%; em Fortaleza, 25,1%; e 0,6% no Interior Norte.

Redução segue tendência em todas as áreas

Há menos de um mês, a SSPDS divulgava outro balanço positivo para a segurança pública do Ceará. Uma vez que o segundo mês do ano também havia apresentado o menor número de mortes provocadas por crimes violentos desde dezembro de 2019. Na ocasião, o Estado também já apresentava melhoria nos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que englobam todos os tipos de roubos, registrando uma retração de 44,9% em fevereiro de 2021 comparado ao mesmo mês de 2020. Em fevereiro do ano passado, o Ceará contabilizou um total de 7.787 casos. Durante o mesmo período deste ano, foram 4.292.