Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento no bairro Aldeota em Fortaleza

26 de março de 2021 - 16:53 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de equipes da 1ª e da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, debelaram um incêndio que consumia um apartamento localizado no bairro Aldeota, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O sinistro foi registrado na manhã desta quinta-feira (25). Houve acionamento da escada mecânica Magirus para retirar moradores que estavam na cobertura do edifício.

Após serem acionadas via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as unidades seguiram de imediato para o endereço localizado no bairro Aldeota. Chegando lá, os militares identificaram que as chamas vinham do 5º andar do edifício residencial. De acordo com o 1º tenente Júnior, comandante do socorro do Mucuripe, o sistema preventivo do condomínio funcionou de forma correta, com isso, foram conectados à viatura no hidrante e iniciado o combate.

O major Mário, que também atuou no salvamento, comentou sobre a ação. “Vinte bombeiros militares atuaram no incêndio. No total, cinco guarnições participaram da ação, distribuídas em oito viaturas. Graças à agilidade dos militares, o fogo demorou apenas 30 minutos para ser totalmente controlado, evitando assim, maiores danos durante o incêndio”, frisou o Major. Sobre os danos causados, o major salientou que não houve vítimas no local, apenas danos materiais.

Ainda não é possível identificar o local exato em que o fogo começou e nem sua possível causa, apenas após uma minuciosa perícia técnica no local. Segundo os bombeiros que atuaram no salvamento, uma das possibilidades é que o fogo tenha se iniciado em um dos dormitórios da residência, uma vez que era o local onde havia uma maior incidência de fogo. Os outros cômodos da casa foram afetados somente por causa da sujeira causada pelas cinzas.

Durante a ação também foi utilizada a escada mecânica Magirus AEM 05, para retirar moradores que estavam na cobertura do edifício. Para o major Mário, em casos como esse, a melhor opção é sempre utilizar as escadas de segurança dos apartamentos para descer e não para subir. A Defesa Civil de Fortaleza foi acionada após a operação para analisar os impactos sofridos no prédio após o ocorrido. Ao mesmo tempo, foi realizada uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição do fogo. Registros de eletricidade de recebimento de gás também foram desligados.