Polícia Civil desarticula grupo criminoso e sequestra imóveis avaliados em R$ 450 mil

24 de março de 2021 - 15:49 # # # #

Dando continuidade aos trabalhos de investigações visando à desarticulação de um grupo criminoso com atuação em Itaitinga – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nessa terça-feira (23), um pedido de sequestro de bens deferido pela Justiça cearense. Ao todo, três imóveis avaliados em R$ 450 mil foram sequestrados. As residências pertenciam a Alan Darlan Batista de Lima (30), preso em outubro de 2020, em Itaitinga.

Com a prisão de “Bida”, como é conhecido Alan Darlan, os policiais civis deram continuidade às diligências na região. O homem foi preso ano passado, em Itaitinga, após uma investigação da PCCE apontá-lo como chefe do tráfico de drogas nos bairros Serrinha e Barroso (AIS 3 e 5) da Capital. Conforme levantamentos policiais, ele ocupava um cargo relevante dentro de um coletivo criminoso. (https://www.sspds.ce.gov.br/2020/10/29/homem-apontado-por-chefiar-trafico-de-drogas-e-de-armas-no-bairro-serrinha-e-barroso-e-preso-pela-pcce/)

Ainda durante as apurações, os policiais civis comprovaram que os imóveis adquiridos pelo criminoso foram comprados e registrados em nomes de “laranjas”. Indícios apontam ainda que os imóveis estavam em nomes dessas interpostas pessoas com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos bens.

As apurações policiais identificaram que os imóveis foram adquiridos com dinheiro oriundo de práticas criminosas realizadas pelo coletivo criminoso ao qual Alan pertence. Com o sequestro concluído, os bens agora se encontram à disposição da Justiça. Eles devem ser colocados à venda em leilões, cujos valores serão revertidos aos cofres do Estado.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Ceará conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.